1 – Análise de condicionantes A etapa de análise de condicionantes está relacionada com outras disciplinas que você já teve em sua graduação. Você deve analisar tudo o que o terreno oferece, bem como o que o programa de necessidades vai lhe oferecer de limitantes ou potencialidades. A seguir deixo uma lista de possíveis condicionantes a serem analisadas:
outubro 28, 20251 – Análise de condicionantes
A etapa de análise de condicionantes está relacionada com outras disciplinas que você já teve em sua graduação. Você deve analisar tudo o que o terreno oferece, bem como o que o programa de necessidades vai lhe oferecer de limitantes ou potencialidades. A seguir deixo uma lista de possíveis condicionantes a serem analisadas:
Condicionantes urbanas (recuos, taxas, índices, quantidade de pavimentos, altura máxima…).
Condicionantes climáticas.
Condicionantes do bairro (características visuais do entorno, arborização, acessos, sistema viário).
Condicionantes topográficas.
Condicionantes pessoais (como eu gostaria de produzir esta edificação?).
Condicionantes programáticas (programa de necessidades).
Potencialidades do lote a serem identificadas.
DICA: nessa etapa você não precisa ter a obrigação de produzir desenhos técnicos. É muito mais livre. Contudo, lembre-se de que essa etapa não pode ser feita exclusivamente em forma de texto. Condicionantes climáticas, por exemplo, devem mostrar ao menos uma carta solar ou um estudo simples de sol nascente e poente. Condicionantes topográficas podem ser apresentadas por meio de um corte esquemático. Condicionantes urbanas podem ser simplesmente uma tabela. Lembre-se de que você está fazendo um projeto e não um relatório!
