– Criar, na ferramenta que desejar, um protótipo de tela para um cadastro de produtos. Para esse cadastro não tem uma finalidade definida e é livre de escolha do aluno, podendo ser, por exemplo: produtos de um supermercado, produtos de uma loja de confecção, entre outros; (Obs: enviar o print de tela)
abril 8, 2025MAPA – ESOFT – INTERFACE HUMANO-COMPUTADOR – 51_2025
Olá, estudante!
Leia atentamente à atividade M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem, que foi elaborada visando proporcionar uma experiência que une teoria e prática, permitindo a você explorar e aplicar as Heurísticas de Nielsen em um cenário realista.
Contextualização:
Ao adentrar os estudos de IHC (Interação Humano-Computador) e entender melhor a busca por desenvolver softwares com design de qualidade e que tragam o bem-estar aos nossos usuários, precisamos ter um norteamento de como ter sucesso na atividade. Perguntas como: Que pontos devemos avaliar o design criado? Quais pontos devem ter uma atenção maior? Como entender se o que criamos esta atendendo as necessidades?
Para melhor entender as dúvidas e dar um encaminhando para finalizar com qualidade as atividades da equipe de UX “Jakob Nielsen” criou as chamadas “heurísticas de Nielsen”. As Heurísticas propostas passaram a ser consideradas diretrizes que orientam os profissionais para avaliar o design criado, identificando possíveis falhas e erros para que sejam reavaliados e corrigidos.
Atividade proposta:
Para essa atividade iremos simular a avaliação de um protótipo através das Heurísticas estudadas. Dessa forma o aluno deve:
– Criar, na ferramenta que desejar, um protótipo de tela para um cadastro de produtos. Para esse cadastro não tem uma finalidade definida e é livre de escolha do aluno, podendo ser, por exemplo: produtos de um supermercado, produtos de uma loja de confecção, entre outros; (Obs: enviar o print de tela)
– Escolha 3 Heurísticas e apresente como ela foi atendida dentro do seu protótipo. Por exemplo:
Visibilidade do estado do sistema: descreva como o seu protótipo “mantém os usuários informados sobre o que está acontecendo por meio de feedback adequado e no tempo certo”?