1) Os canais de distribuição buscam alcançar novos públicos ou intensificar a distribuição existente. Além disso, é preciso compreender sua função no mercado. Assim, comece revisando o material da disciplina, na Unidade II, quando se discute a Função dos Canais de Distribuição.

abril 10, 2025 0 Por Atividade MAPA

MAPA – FUNDAMENTOS DE MARKETING – 51_2025

Questão 1

Olá, estudante!

Chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Fundamentos de Marketing.

Agora, é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo, você irá aprender um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado.

 

Atividade: Canais de Distribuição.

 

Os canais de distribuição auxiliam as organizações a levarem seus produtos e serviços até os consumidores finais, proporcionando acesso e conhecimento de suas marcas em diversos pontos de venda. E, para isso, conta tanto com locais próprios de venda, quanto com parceiros, chamados de intermediários.

A inovação no ponto de venda é algo que vem chamando a atenção dos consumidores. Observe o exemplo a seguir de uma marca de sorvetes da cidade de Maringá (PR), e que, no ano de 2024, expandiu seus negócios com um novo formato de canal de distribuição e vendas.

A empresa Gela Boca lançou uma loja de autoatendimento, ou seja, um ponto de venda sem a presença de colaboradores, apenas com o uso da tecnologia para a venda de seus produtos.

 

Fonte: https://www.instagram.com/gelaboca.maringa/. Acesso em: 18 fev. 2025.

 

Funcionando 24 horas por dia e sem funcionários, o ponto de venda está instalado em uma via pública da cidade, e, para o cliente realizar a compra, basta instalar o aplicativo da marca, acessar a loja pelo app, escolher o “take home”, feitos para consumir em casa, como potes de sorvetes, de açaís e picolés, e realizar o pagamento via aplicativo.

 

Fonte: https://www.instagram.com/gelaboca.maringa/. Acesso em: 18 fev. 2025.

O empreendimento apresenta uma nova forma de canal de distribuição, e apresenta grande aceitação na cidade, já possuindo outras unidades, desde a sua inauguração. Para saber mais sobre essa empresa e seu ponto de venda, acesse o link: https://revistapegn.globo.com/franquias/noticia/2023/08/franquia-de-sorvetes-abre-loja-sem-atendentes-no-parana-e-vende-r-3-mil-por-dia.ghtml

 

Agora é sua vez de entender e colocar em prática o estudo sobre os Canais de Distribuição, buscando analisar de que maneira as empresas vem realizando a venda e entrega de seus produtos e/ou serviços no mercado a seus consumidores. Vamos lá?

 

Para realizar a atividade MAPA, responda às questões a seguir. Não se esqueça de usar o formulário padrão da atividade, disponível a você.

 

1) Os canais de distribuição buscam alcançar novos públicos ou intensificar a distribuição existente. Além disso, é preciso compreender sua função no mercado. Assim, comece revisando o material da disciplina, na Unidade II, quando se discute a Função dos Canais de Distribuição.

Em seguida, elabore um texto, entre 7 e 10 linhas explicando as Funções dos Canais de Distribuição, sendo essas: (1) Montagem de sortimento; (2) Transporte e armazenagem; (3) Promocional; (4) Negociação e vendas; (5) Serviços de apoio.

 

2) Agora, é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre os Canais de Distribuição. Para a realização da atividade você deverá pesquisar e escolher uma empresa real e que você tenha acesso para realizar a atividade, pois, será necessário coletar informações junta a essa, quanto a realização da distribuição dos produtos. O ponto de venda pode ser físico e/ou virtual. Pesquise o que está sendo vendido, ponto de venda, e, em seguida, preencha a tabela a seguir:

Obs.: Não esqueça de citar as fontes de pesquisa.

Empresa/Produto/Serviço
 

(Apresente, brevemente, a empresa, produto e/ou serviço escolhido, apresentando suas características, preço e local de venda. Elabore um texto entre 5 e 7 linhas).

 

Ponto de Venda
 

(Apresente o ponto de venda da organização – se é físico e/ou virtual, onde está localizado, quantos pontos de venda possui. Em seguida anexe uma foto e/ou print do ponto de venda da empresa).

 

 

3 – Agora, é o momento de conhecer de que maneira ocorre a distribuição dos produtos e/ou serviços na empresa que você escolheu para o estudo. Questione a organização, por meio de um breve bate-papo (por isso a necessidade de que você tenha acesso à empresa escolhida), sobre a maneira como ocorre a distribuição dos produtos que a empresa vende (desde a sua produção até a venda ao consumidor final).

Com essas informações em mãos, elabore um fluxograma que explique todas as etapas que o produto percorre até chegar nas mãos do consumidor final.

Na Unidade II, página 66, você encontrará uma ilustração que te ajudará na elaboração desse fluxograma. Apresente ao fluxograma aqui, e elabore um texto, entre 5 e 7 linhas explicando todo esse processo.

​​Para auxiliá-lo na execução desta atividade, seguem algumas orientações:

– Assista ao vídeo explicativo, disponível na pasta “Material da disciplina”.

– Caso faça uso de fontes como livros, internet, revistas e artigos, informe-as nas Referências ao final de seu texto.

– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto, e o copie no template/formulário (modelo), disponível na pasta Material da Disciplina.

– Anexe o arquivo no ambiente da atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo

– Após anexar o trabalho, certifique-se de que seja o arquivo correto. Clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Bons estudos!

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.