Em nossos estudos, aprendemos que os elementos da psicomotricidade são a lateralidade, o esquema corporal, as orientações espacial e temporal, a tonicidade e a coordenação motora, Oliveira (1997, p. 45) destaca que: “o corpo é uma forma de expressão da individualidade. A criança percebe-se e percebe as coisas que a cercam em função de seu próprio corpo. Isto significa que, conhecendo-o, terá maior habilidade para se diferenciar, para sentir diferenças”.
abril 10, 2025ATIVIDADE 1 – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 51_2025
Em nossos estudos, aprendemos que os elementos da psicomotricidade são a lateralidade, o esquema corporal, as orientações espacial e temporal, a tonicidade e a coordenação motora, Oliveira (1997, p. 45) destaca que: “o corpo é uma forma de expressão da individualidade. A criança percebe-se e percebe as coisas que a cercam em função de seu próprio corpo. Isto significa que, conhecendo-o, terá maior habilidade para se diferenciar, para sentir diferenças”.
Fonte: OLIVEIRA, G. C. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
Sabendo que o período da infância é determinante para o aprimoramento dos elementos da psicomotricidade repercutindo na vida adulta, nesta atividade, você deverá escrever um texto dissertativo de (mínimo 15 linhas e máximo 30 linhas) apresentando, de forma resumida, as principais características da ORGANIZAÇÃO ESPACIAL, ORGANIZAÇÃO TEMPORAL, ESTRUTURAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL e LATERALIDADE.
Orientações:
– Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.
– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
– Após “Finalizar” a atividade, não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no campo da atividade enviada. O envio é feito apenas UMA ÚNICA VEZ.