Conforme as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), a hipertensão arterial (HA) uma doença crônica não transmissível (DCNT) definida por níveis pressóricos, em que os benefícios do tratamento (não medicamentoso e/ou medicamentoso) superam os riscos. Trata-se de uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos/epigenéticos, ambientais e sociais, caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA), ou seja, PA sistólica (PAS) maior ou igual a 140 mmHg e/ou PA diastólica (PAD) maior ou igual a 90 mmHg.

abril 10, 2025 0 Por Atividade MAPA

MAPA – FAR – FARMACOLOGIA APLICADA – 51_2025

 

MAPA DE FARMACOLOGIA APLICADA

 

Caro estudante!

 

Seja bem-vindo ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA) da disciplina de Farmacologia Aplicada.

 

Instruções Iniciais:

 

  1. Leia o enunciado com atenção, verificando o que está sendo pedido na questão.
  2. É obrigatório utilizar o Modelo Padrão da Atividade MAPA para realizar esta atividade. Ele se encontra em “Material da Disciplina”. Siga todas as instruções constantes nesse modelo.
  3. Assista ao Vídeo de Orientação da Atividade MAPA que estará na “Sala do Café”.

  

INTRODUÇÃO

 

Conforme as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), a hipertensão arterial (HA) uma doença crônica não transmissível (DCNT) definida por níveis pressóricos, em que os benefícios do tratamento (não medicamentoso e/ou medicamentoso) superam os riscos. Trata-se de uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos/epigenéticos, ambientais e sociais, caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA), ou seja, PA sistólica (PAS) maior ou igual a 140 mmHg e/ou PA diastólica (PAD) maior ou igual a 90 mmHg. Os dados de prevalência no país tendem a variar conforme a metodologia e as casuísticas utilizadas. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, 21,4% dos adultos brasileiros autorrelataram HA, enquanto, considerando as medidas de PA aferidas e uso de medicação anti-hipertensiva, o percentual de adultos com PA maior ou igual que 140 por 90 mmHg chegou a 32,3%. Detectou-se que a prevalência de HA foi maior entre homens, além de, como esperado, aumentar com a idade por todos os critérios, chegando a 71,7% para os indivíduos acima de 70 anos. O tratamento com medicamentos pode ser iniciado com monoterapia ou com combinação de fármacos. Ênfase deve ser dada ao uso de combinação de fármacos como estratégia preferencial para a maioria dos pacientes hipertensos, como demonstrado na figura 1 a seguir (Barroso et al., 2020).

 

Fonte: adaptado de: BARROSO, W. K. S. et al. Diretrizes Brasileiras da Hipertensão Arterial, 2020. Disponível em: https://abccardiol.org/article/diretrizes-brasileiras-de-hipertensao-arterial-2020/. Acesso em: 30 jan. 2025.

 

O QUE DEVO FAZER NESTA ATIVIDADE?

 

  1. Estudar os conteúdos das aulas e livro da disciplina.
  2. Acessar as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2020 – disponível no Material da Disciplina e na Sala do Café.

 

Considerando o contexto exposto e os materiais indicados, responda às questões propostas:

 

​1 a) Sabendo que existem diferentes classes de fármacos com atividade anti-hipertensiva e baseando no material de apoio e nas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, CITE as principais classes de fármacos utilizados no tratamento da hipertensão: monoterapia (1), combinação de 2 fármacos (2), combinação de 3 fármacos (3), quarto fármaco (4) e adição de mais fármacos (5)

1 b) Quais classes de medicamentos a combinação é contraindicada? Por quê?

 

2) Elabore um mapa mental objetivo, focando nos anti-hipertensivos, indicando a classe dos anti-hipertensivos, seu mecanismo de ação e efeitos adversos mais importantes/comuns.

 

Referências bibliográficas

ATENÇÃO: Insira as referências bibliográficas de todos os materiais utilizados na pesquisa, incluindo os indicados no MAPA, no formato ABNT.

 

ORIENTAÇÕES FINAIS

– O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “MAPA” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega desta atividade não é considerada.

SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO

– Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.

– Sugerimos que envie o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades e arquivos corrompidos.

VERIFIQUE SE VOCÊ ESTÁ ENVIANDO O ARQUIVO CORRETO! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex: MAPA_Farmacolgia Aplicada_ Jose.pdf

– Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.

– Salve o comprovante de envio da atividade, clicando em Imprimir, acima do cabeçalho da atividade.

 

Bom trabalho!

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.