MAPA – SAÚDE COLETIVA – 51_2025

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MAPA – SAÚDE COLETIVA – 51_2025

 

Olá, estudante! Tudo bem com você?

Nessa atividade, o objetivo é ajudá-lo a integrar a teoria com a prática sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

A construção do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil foi um marco na garantia do direito à saúde para toda a população. Antes de sua criação, o acesso aos serviços de saúde era restrito a quem contribuía para a previdência social, deixando grande parte dos brasileiros sem assistência médica adequada. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, a saúde passou a ser reconhecida como um direito de todos e um dever do Estado, resultando na criação do SUS. Desde sua criação, o SUS tem sido essencial para a ampliação do acesso à saúde no Brasil, promovendo campanhas de vacinação, atendimentos hospitalares, distribuição de medicamentos e diversas ações voltadas ao bem-estar da população.

Fonte: LIMA, L. D. de; CARVALHO, M. S.; COELI, C. M. Sistema Único de Saúde: 30 anos de avanços e desafios. Cadernos de Saúde Pública, [s. l.], v. 34, n. 7, p. e00117118, 2018.

A seguir, serão apresentados três textos fundamentais para o desenvolvimento da atividade MAPA, cada um destacando um dos princípios doutrinários do SUS. Vamos começar?

TEXTO 1

Independentemente da idade (criança, adulto ou idoso), classe social (baixa, média ou alta) ou do fato de a pessoa possuir plano de saúde e realizar consultas no setor privado, todos têm direito à imunização gratuita contra doenças como poliomielite, hepatite A e febre amarela. As campanhas de vacinação são promovidas em unidades de saúde pública, garantindo que toda a população tenha acesso à prevenção de doenças. Dessa forma, o SUS reafirma seu compromisso em assegurar saúde para todos, com atendimento igualitário e sem discriminação.

TEXTO 2

Um exemplo da aplicação desse princípio do SUS é o atendimento prioritário a grupos mais vulneráveis, como indígenas, gestantes e pessoas em situação de extrema pobreza. Em comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas, onde o acesso à saúde é mais limitado, o SUS disponibiliza equipes de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde Fluviais, que oferecem atendimento médico, vacinação e exames diretamente a essas populações. Esse modelo garante que aqueles que enfrentam maiores dificuldades para acessar os serviços de saúde recebam atenção diferenciada, contribuindo para a redução das desigualdades no atendimento.

TEXTO 3

O SUS está presente em todas as etapas do cuidado com a gestante, desde o pré-natal até o parto e o pós-parto. Uma mulher grávida que busca atendimento na rede pública tem acesso a consultas médicas regulares, exames laboratoriais, ultrassonografias, vacinação e orientações sobre a gestação. Durante o parto, recebe assistência hospitalar completa e, após o nascimento do bebê, continua sendo acompanhada, com suporte para amamentação e cuidados com a saúde do recém-nascido. Esse atendimento contínuo não se restringe a apenas uma fase da gravidez, mas assegura um cuidado completo, promovendo a saúde da mãe e do bebê de forma preventiva e curativa.

 

Elaborado pelo professor.

Com base nos textos e no conteúdo apresentado no livro didático, responda às seguintes perguntas:

  1. Quais são as duas leis que contribuíram para a criação, estruturação e operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1990? Explique o papel de cada uma delas.
  2. Os princípios doutrinários do SUS são a base que orienta sua implementação e funcionamento no Brasil. Quais são os três principais princípios doutrinários?
  3. Com base nos textos lidos anteriormente, identifique o princípio do SUS que mais se destaca e explique suas principais características (cada princípio doutrinário é referente a um texto).
  4. a) Texto 1.
    b) Texto 2.
    c) Texto 3.

Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:

  1. Leia o livro didático.
    2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
    3.  Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade, disponível para baixar na pasta Material da disciplina ou pelo acesso no link: https://youtu.be/0bpJJZqXhGg (copie e cole no seu navegador de internet).​
    4. Baixe o “Formulário de entrega do MAPA”, disponível no ambiente Studeo, na pasta Material da Disciplina, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
    5. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA.
    6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
    7. Evite plágio de informações, nesse caso, insira as referências utilizadas para consulta das respostas.
    8. Atividades com imagens da internet ou compartilhadas entre alunos sofrerão penalizações.
    *Esta atividade faz parte da composição de notas para a média na disciplina. Sua realização é muito importante!

 

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