Descrição
ATIVIDADE 1 – GAS – HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO – 51_2025
Acerca do pão no decorrer da história, considere os materiais a seguir:
Texto 1:
O pão é talvez o mais universal dos alimentos. Inventado de forma independente em diversos locais na sequência da domesticação de plantas como o trigo, o pão constitui um dos marcos das primeiras sociedades agrícolas. Apesar dos ingredientes permanecerem inalteráveis – farinha, água e levedura – o pão atual pouco se parece com o que era consumido há milhares de anos. Não obstante, alguns esforços têm sido feitos no sentido de recriar formas ancestrais de pão.
PRAZERES, Miguel Duarte. O pão dos Faraós. Jornal, v. I, 1 de jun. 2021. Disponível em: https://www.academia.edu/49171283/O_P%C3%A3o_dos_Fara%C3%B3s. Acessado em 14 fev. 2025
Texto 2:
A História do pão confunde-se com a da Humanidade, sendo o alimento preparado mais antigo de que se tem notícia.
No Crescente Fértil, região compreendida desde o atual Irã até o Vale do Nilo, passando pelo Iraque e a Síria, o Homem já cultivava o trigo e a cevada desde há 8000 anos.
A produção de pão teve o seu maior desenvolvimento no Antigo Egipto, não só devido às grandes produções de trigo nas férteis margens do Nilo, como pelos enormes progressos na farinação e peneiração da farinha, na preparação da massa que amassavam com os pés, e na fermentação das massas com o mosto da preparação do vinho e da cerveja, e na cozedura sobre pedra quente ou em vasos de cerâmica colocados no meio das brasas.
GRAELLSIA. O pão no Antigo Egito. Sapo. 09, de janeiro de 2011. Arte, cultura e pastelaria. Disponível em: https://arteculturaepastelaria.blogs.sapo.pt/7053.html. Acesso em 14 fev. 2025
Com base nos materiais anteriores e nas suas pesquisas acerca do pão, elabore um texto dissertativo contemplando os seguintes assuntos:
a) Qual a relação do pão com a sedentarização humana.
b) Quais motivos levaram o pão a ser amplamente consumido no Egito Antigo.
Avaliações
Não há avaliações ainda.