Descrição
MAPA – LET – METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA I – 51_2025
A Avaliação Mediadora se destaca como uma abordagem educacional que vai além da simples mensuração de conhecimento. Sua importância reside na transformação do processo de avaliação em uma ferramenta de aprendizado dinâmica e eficaz. Ao adotar a Avaliação Mediadora, o educador promove um ambiente de ensino mais envolvente e participativo. Isso possibilita ao aluno não apenas absorver informações, mas também desenvolver habilidades de análise crítica e autonomia intelectual. Além disso, essa abordagem propicia uma visão mais completa do progresso do estudante, indo muito além da simples atribuição de notas. O foco recai sobre o desenvolvimento individual, o que contribui para a formação de cidadãos mais preparados e conscientes. Ao entender a importância da Avaliação Mediadora, percebemos que ela representa uma mudança significativa na forma como concebemos e praticamos a avaliação educacional. Ela não apenas mede, mas também impulsiona o aprendizado, preparando os alunos para os desafios do mundo contemporâneo.
Os métodos e instrumentos da Avaliação Mediadora são ferramentas cruciais para sua eficácia no ambiente educacional. Diferentemente das avaliações tradicionais, que se limitam a testes padronizados, a Avaliação Mediadora utiliza uma gama diversificada de técnicas. Esses métodos incluem observações diretas em sala de aula, análise de trabalhos individuais e em grupo, além de diálogos constantes entre educador e aluno. Através dessas práticas, é possível obter uma visão abrangente do progresso do estudante, identificando não apenas o que ele sabe, mas também suas necessidades e potenciais de desenvolvimento.
SOUZA, Eliane Cristina de. Entenda a concepção de avaliação mediadora e sua importância no dia a dia escolar. Disponível em: https://pedagogiaparaconcurso.com.br/artigo/entenda-a-concepcao-de-avaliacao-mediadora-e-sua-importancia-no-dia-a-dia-escolar/. Acesso em: 26 jan. 2025.
Com base no texto apresentado e nos conceitos discutidos na disciplina, elabore um plano de aula de Língua Portuguesa sobre o gênero textual RESUMO, para uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental, detalhando como você realizará a AVALIAÇÃO MEDIADORA dos alunos durante a aula. Descreva de forma clara como o conteúdo será trabalhado, incluindo as estratégias de avaliação contínua, de forma a monitorar o aprendizado ao longo do processo. Assim, para construção do seu plano você deve apresentar, obrigatoriamente:
a) O texto que será resumido: apresente a referência do texto conforme as normas da ABNT.
b) A descrição de como o gênero será apresentado aos alunos: descreva de forma clara como o conteúdo sobre resumo seria trabalhado.
c) A avaliação formativa realizada durante a aula: descreva de forma clara como será feita a avaliação contínua e quais instrumentos utilizará para isso.
Use sua criatividade e recursos que achar interessante para elaborar uma aula objetiva e dinâmica. Utilize o formulário padrão do MAPA disponível no Studeo e lembre-se de que a avaliação mediadora deve ser vista como um processo contínuo, com foco no desenvolvimento do aluno e no aprimoramento do seu aprendizado.
Além disso, para uma boa execução da atividade:
a) Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem.
b) Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível no mural de avisos.
c) A atividade deve ser apresentada no formulário padrão que está disponível na pasta Material da Disciplina.
d) A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
e) Use sua criatividade para elaborar uma aula interessante e dinâmica para alunos de sétimo ano do Ensino Fundamental. Você pode usar recursos digitais, atividades escritas, ou outros materiais de sua escolha.
f) Atenção ao uso coeso e coerente na exposição das informações e no uso da língua portuguesa.
g) Em caso de se basear em textos, livros, artigos ou websites, faça as devidas referências em um último slide, conforme as normas da ABNT.
Em caso de dúvida, entre em contato com seu professor(a) mediador(a).
Avaliações
Não há avaliações ainda.