Descrição
MAPA – ECO – ECONOMETRIA – 52_2025
Olá, Estudante!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina de Econometria!
Vamos à AÇÃO!? Para isso, você precisa cumprir três etapas a saber:
Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio;
Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema e REALIZAR a atividade;
Terceira etapa: ENVIAR a atividade solicitada.
PRIMEIRA ETAPA: Leitura do texto de apoio
Entre as diversas contribuições John M. Keynes, destaca-se a função consumo como determinada pela renda disponível (a renda resultante após o desconto dos impostos). Com o passar do tempo, outros economistas modernizaram essa função adicionando a taxa de juros como uma das variáveis explicativas.
Mas como a taxa de juros pode impactar o consumo? Através do aumento do custo do crédito. Nesse aspecto, Hall (1978) estudou o impacto que o crédito possui sobre o consumo, concluindo que restrições ao crédito fazem com que o consumidor dependa apenas de sua renda corrente, pois sem acesso ao crédito, estes não conseguem alocar consumo ao longo do tempo (escolha intertemporal) e acabam gastando toda a sua renda disponível.
Sendo assim, em um cenário de aumento da taxa de juros, o aumento no custo do crédito impede as famílias de consumirem mais no período presente em detrimento do futuro, uma vez que o crédito se torna mais caro. Além disso, se as famílias já estiverem endividadas, a alta dos juros e a elevação do custo da dívida contratada em períodos anteriores, força as famílias a reduzirem seu consumo presente. A conclusão é que o custo do crédito é uma variável relevante para compreender o ímpeto de consumir, com ambos (consumo e custo do crédito) caminhando em direções opostas.
Elaborado pelo professor, 2025.
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE e RESOLUÇÃO da situação problema
Com base na discussão anterior, suponha que você seja um analista de mercado de uma grande companhia varejista nacional e precise elaborar um relatório sobre a expectativa das vendas para a próxima reunião do conselho de diretores da empresa. Como a conjuntura econômica é de combate à inflação, o Banco Central deixou claro que fará uma elevação de 1% na taxa básica de juros da economia em sua próxima reunião decisória. A autoridade monetária espera que esse aumento cause uma elevação de mesma magnitude na taxa de juros do crédito para pessoa física, uma importante variável utilizada para medir o consumo e, consequentemente, as vendas do varejo.
Sendo assim, em seu relatório você precisa apresentar o impacto estimado que um aumento na taxa de juros do crédito possuirá sobre o consumo das famílias e informar isso para a diretoria da empresa. Para tal, foi estimado a seguinte modelo econométrico:
d.consumo = d.renda + d.taxa.c + resíduos
Em que:
d.consumo: consumo das famílias
d.renda: renda disponível da famílias
d.taxa.c: taxa de juros do crédito para pessoa física
Todas as variáveis foram convertidas para logaritmo. Todos os testes de hipótese devem ser analisados ao nível de significância de 5% (0,05). Os resultados estimados são apresentados a seguir:
Figura 1 – Teste de Dickey Fuller (DF) para a variável renda disponível (em nível)
Figura 2 – Teste de Dickey Fuller (DF) para a variável taxa de juros do crédito para pessoa física (em nível)
Figura 3 – Modelo econométrico estimado
Figura 4 – Teste de Shapiro-Wilk para a normalidade dos resíduos
Com base nos resultados apresentados, responda às seguintes questões em seu formulário MAPA:
1) Em se tratando de dados de séries temporais, qual a consequência de se estimar uma regressão utilizando séries não estacionárias?
2) Analise o resultado do teste de raiz unitária de Dickey-Fuller (DF) para as variáveis renda disponível (figura 1) e taxa de juros (figura 2), ambas em nível, e responda se as séries são estacionárias ou não, justifique. Caso não sejam estacionárias, como corrigir tal problema?
3) Interprete os coeficientes estimados da renda e taxa de juros do crédito (figura 3), lembre-se que o modelo é do tipo log-log. Sabendo que a ação do Banco Central elevará a taxa de juros do crédito para pessoa física em 1%, como isso pode afetar o consumo das famílias e, consequentemente, as vendas das empresas varejistas?
4) Com base no teste de Shapiro-Wilk (figura 4), analise se os resíduos da regressão seguem uma distribuição normal e responda qual a implicação disso para o modelo.
TERCEIRA ETAPA: ENVIO da atividade
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O vídeo poderá ser encontrado no FÓRUM VÍDEOS EXPLICATIVOS ou, em Arquivos>> Material da Disciplina.
- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e
referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo
avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos
não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao(à) seu(sua) Professor(a) Mediador(a).
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