MAPA – ECO – ECONOMETRIA – 52_2025

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MAPA – ECO – ECONOMETRIA – 52_2025

PRIMEIRA ETAPA: Leitura do texto de apoio

 

Entre as diversas contribuições John M. Keynes, destaca-se a função consumo como determinada pela renda disponível (a renda resultante após o desconto dos impostos). Com o passar do tempo, outros

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MAPA – ECO – ECONOMETRIA – 52_2025

Olá, Estudante!

 

Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina de Econometria!

 

Vamos à AÇÃO!? Para isso, você precisa cumprir três etapas a saber:

 

Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio;

Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema e REALIZAR a atividade;

Terceira etapa: ENVIAR a atividade solicitada.

 

PRIMEIRA ETAPA: Leitura do texto de apoio

 

Entre as diversas contribuições John M. Keynes, destaca-se a função consumo como determinada pela renda disponível (a renda resultante após o desconto dos impostos). Com o passar do tempo, outros economistas modernizaram essa função adicionando a taxa de juros como uma das variáveis explicativas.

 

Mas como a taxa de juros pode impactar o consumo? Através do aumento do custo do crédito. Nesse aspecto, Hall (1978) estudou o impacto que o crédito possui sobre o consumo, concluindo que restrições ao crédito fazem com que o consumidor dependa apenas de sua renda corrente, pois sem acesso ao crédito, estes não conseguem alocar consumo ao longo do tempo (escolha intertemporal) e acabam gastando toda a sua renda disponível.

 

Sendo assim, em um cenário de aumento da taxa de juros, o aumento no custo do crédito impede as famílias de consumirem mais no período presente em detrimento do futuro, uma vez que o crédito se torna mais caro. Além disso, se as famílias já estiverem endividadas, a alta dos juros e a elevação do custo da dívida contratada em períodos anteriores, força as famílias a reduzirem seu consumo presente. A conclusão é que o custo do crédito é uma variável relevante para compreender o ímpeto de consumir, com ambos (consumo e custo do crédito) caminhando em direções opostas.

 

Elaborado pelo professor, 2025.

 

SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE e RESOLUÇÃO da situação problema

​Com base na discussão anterior, suponha que você seja um analista de mercado de uma grande companhia varejista nacional e precise elaborar um relatório sobre a expectativa das vendas para a próxima reunião do conselho de diretores da empresa. Como a conjuntura econômica é de combate à inflação, o Banco Central deixou claro que fará uma elevação de 1% na taxa básica de juros da economia em sua próxima reunião decisória. A autoridade monetária espera que esse aumento cause uma elevação de mesma magnitude na taxa de juros do crédito para pessoa física, uma importante variável utilizada para medir o consumo e, consequentemente, as vendas do varejo.

 

Sendo assim, em seu relatório você precisa apresentar o impacto estimado que um aumento na taxa de juros do crédito possuirá sobre o consumo das famílias e informar isso para a diretoria da empresa. Para tal, foi estimado a seguinte modelo econométrico:

 

d.consumo = d.renda + d.taxa.c + resíduos

 

Em que:

d.consumo: consumo das famílias

d.renda: renda disponível da famílias

d.taxa.c: taxa de juros do crédito para pessoa física

 

Todas as variáveis foram convertidas para logaritmo. Todos os testes de hipótese devem ser analisados ao nível de significância de 5% (0,05). Os resultados estimados são apresentados a seguir:

 

​Figura 1 – Teste de Dickey Fuller (DF) para a variável renda disponível (em nível)

 

Figura 2 – Teste de Dickey Fuller (DF) para a variável taxa de juros do crédito para pessoa física (em nível)

 

​Figura 3 – Modelo econométrico estimado

 

​Figura 4 – Teste de Shapiro-Wilk para a normalidade dos resíduos

 

Com base nos resultados apresentados, responda às seguintes questões em seu formulário MAPA:

1) Em se tratando de dados de séries temporais, qual a consequência de se estimar uma regressão utilizando séries não estacionárias?

​2) Analise o resultado do teste de raiz unitária de Dickey-Fuller (DF) para as variáveis renda disponível (figura 1) e taxa de juros (figura 2), ambas em nível, e responda se as séries são estacionárias ou não, justifique. Caso não sejam estacionárias, como corrigir tal problema?

​3) Interprete os coeficientes estimados da renda e taxa de juros do crédito (figura 3), lembre-se que o modelo é do tipo log-log. Sabendo que a ação do Banco Central elevará a taxa de juros do crédito para pessoa física em 1%, como isso pode afetar o consumo das famílias e, consequentemente, as vendas das empresas varejistas?

​4) Com base no teste de Shapiro-Wilk (figura 4), analise se os resíduos da regressão seguem uma distribuição normal e responda qual a implicação disso para o modelo.

TERCEIRA ETAPA: ENVIO da atividade

 

  1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O vídeo poderá ser encontrado no FÓRUM VÍDEOS EXPLICATIVOS ou, em Arquivos>> Material da Disciplina.
  2. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
  3. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
  4. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
  5. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e

referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

  1. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo

avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

  1. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
  2. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos

não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

 

Bons estudos!

 

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao(à) seu(sua) Professor(a) Mediador(a).

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