A implementação de práticas pedagógicas em sala de aula orientadas pela Modelagem Matemática, dentro da perspectiva da educação matemática, apresenta características distintivas que a
maio 19, 2025ATIVIDADE 1 – MAT – PRÁTICA DE ENSINO: MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – 52_2025
A implementação de práticas pedagógicas em sala de aula orientadas pela Modelagem Matemática, dentro da perspectiva da educação matemática, apresenta características distintivas que a diferenciam de abordagens tradicionais, como o paradigma do exercício. Neste último, o professor detém o papel central como transmissor de conhecimento, utilizando definições, exemplos e exercícios para instruir os alunos. A Modelagem Matemática, por sua vez, propõe uma ruptura com esse modelo, buscando a construção colaborativa do conhecimento.
Embora existam diversas concepções sobre a Modelagem Matemática, com diferentes autores propondo etapas específicas, há um consenso sobre alguns elementos essenciais. A atividade deve partir de um problema relevante para a realidade dos alunos, convidando-os a participar ativamente do processo de investigação e construção de modelos matemáticos. Além disso, a Modelagem Matemática valoriza a autonomia dos alunos na exploração e interpretação dos dados, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de argumentação.
Nos textos a seguir, exploraremos duas concepções influentes de Modelagem Matemática na educação matemática, detalhando as etapas sugeridas por seus autores para orientar a implementação de práticas pedagógicas que se alinham com essa abordagem.
TEXTO 1
De acordo com Almeida, Silva e Vertuan (2012), uma atividade de Modelagem Matemática envolve fases relativas a um conjunto de procedimentos, a saber: inteiração, matematização, resolução, interpretação de resultados e validação. Essas fases são caracterizadas em uma atividade cuja configuração pode ser traduzida no seguinte esquema:
Figura 1 – Elementos de uma atividade de Modelagem Matemática
Fonte: Almeida, Silva e Vertuan (2012, p. 17).
TEXTO 2
Biembengut (2019, p. 49) considera que “o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática perpassa por três etapas: percepção e apreensão; compreensão e explicitação; e significação e expressão; elucidando ainda que […] envolve as crianças em um ‘ir e vir’ entre: a percepção e apreensão de um tema ou assunto do contexto delas que possam manusear, observar, se inteirar; a compreensão e explicitação dos conteúdos curriculares sem que as crianças os desvinculem da realidade; e a significação e expressão desses conteúdos de forma que seus conhecimentos se aquilatem”.
Fonte: ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem nos anos iniciais do ensino fundamental: ciências e matemática. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2019.
Considerando as concepções apresentadas nos textos 1 e 2 acerca da Modelagem Matemática, discorra em um texto de 15 a 30 linhas (use um documento de texto como base, como o Word) sobre como ocorre o desenvolvimento de atividades orientadas por essa tendência em sala de aula, ilustrando de que forma essas práticas se diferenciam do paradigma do exercício. Lembre-se de que, embora os autores façam as sugestões das etapas que devem perpassar as atividades, elas não são lineares, tampouco disjuntas. Além disso, você pode se basear em uma das concepções para discorrer sobre o que lhe foi solicitado e confira todo o seu texto antes de finalizar o envio de sua atividade, pois não será possível reenviá-la.