Neste contexto, o presente trabalho propõe que você, estudante, assuma o papel de professor da Educação Básica e planeje uma experiência educacional utilizando a Modelagem Matemática como abordagem pedagógica.

maio 19, 2025 0 Por Atividade MAPA

MAPA – MAT – PRÁTICA DE ENSINO: MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – 52_2025

 

Olá, estudante! Chegou a hora de colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo da nossa disciplina. Para a produção deste MAPA, focalizaremos na Modelagem Matemática, que foi uma das tendências em Educação Matemática abordada em nossa disciplina. A Modelagem Matemática, enquanto abordagem pedagógica, transcende a mera aplicação de conceitos matemáticos a situações do mundo real. Ela se configura como um processo investigativo e criativo, no qual os alunos são convidados a explorar, analisar e interpretar fenômenos reais através da linguagem matemática.
Diferentemente do paradigma do exercício, que privilegia a transmissão de conhecimento pelo professor e a repetição de procedimentos, a Modelagem Matemática coloca o aluno como protagonista na construção do conhecimento. Por meio da investigação de problemas relevantes para o seu contexto, os alunos desenvolvem a capacidade de formular modelos matemáticos que representam o fenômeno em estudo, interpretam os resultados obtidos e validam a adequação do modelo.
Esse processo de modelagem não se restringe à aplicação de fórmulas e algoritmos predefinidos. Ele envolve a formulação de hipóteses, a coleta e análise de dados, a construção de representações matemáticas (gráficos, tabelas, equações), a argumentação e a comunicação de ideias. A Modelagem Matemática, portanto, promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida, como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a comunicação eficaz e a capacidade de trabalhar em equipe. Dessa forma, existem diferentes concepções de Modelagem Matemática e, para esse MAPA, nos reportaremos à concepção construída por Barbosa (2001). Segundo o autor, a Modelagem Matemática consiste em um ambiente de aprendizagem e, no contexto da experiência de ensino, ela pode ser desenvolvida em casos, como ilustra o quadro a seguir:

Quadro 1: o aluno e o professor nos casos de modelagem.

Fonte: Barbosa (2001, p. 9).

Barbosa (2001) propõe uma progressão na participação dos alunos em atividades de Modelagem Matemática, delineado nos três casos distintos. No Caso 1, a participação do aluno é mais restrita, concentrando-se principalmente na resolução de problemas propostos pelo professor. À medida que avançamos para o Caso 2, os alunos assumem um papel mais ativo na formulação de estratégias de resolução e na interpretação dos resultados. No Caso 3, a participação do aluno abrange todas as etapas do processo, desde a elaboração da situação-problema a ser investigada até a análise crítica dos resultados obtidos.

Fonte: BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. Caxambu: ANPED, 2001.

Neste contexto, o presente trabalho propõe que você, estudante, assuma o papel de professor da Educação Básica e planeje uma experiência educacional utilizando a Modelagem Matemática como abordagem pedagógica.

Tarefa: elaborar uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática de acordo com Barbosa (2001).

Para realização dessa tarefa, você precisará:
– Escolher um dos casos propostos por Barbosa (2001), que irá lhe orientar em todo o processo de elaboração da atividade.
Escolher uma turma da Educação Básica para a qual você planejará sua atividade, elucidando conceitos que possam emergir no decorrer da solução proposta de acordo com o nível escolhido.
– Elaborar uma situação-problema a ser investigada: é necessário que você proponha uma situação inicial, como um convite para os alunos participarem da atividade que será proposta. Essa situação inicial pode ser um vídeo; uma contação de história; uma conversa inicial etc., motivando os alunos a participarem, por meio de questionamentos que remetam ao tema central da atividade. Lembre-se que uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática parte de aspectos da realidade dos alunos, de sua vivência, seu dia a dia. Convide seus alunos a participarem por meio de situações que os envolva.
– Apresentar a situação problema: após a discussão inicial, deve ser apresentado a questão norteadora da atividade, o que os alunos deverão investigar.
Apresentar dados ou ideias de coleta de dados que podem ser realizadas no coletivo com os alunos. Lembre-se que esses dados ou a construção deles realizada em sala de aula depende da concepção que vocês escolheram, do caso proposto por Barbosa (2001).
– Apresentar uma resolução possível para a atividade proposta: essa resolução pode incluir imagens, gráficos, tabelas, textos explicativos etc., será o “modelo final” que representa a solução para o questionamento inicial.

Use sua criatividade!

Procure imagens, textos e vídeos que possam auxiliar desde a proposta inicial da situação-problema até a sua resolução.

Estamos à disposição! Qualquer dúvida, contate a mediação e/ou o nosso ambiente virtual.

 

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