O marketing atual exige uma abordagem centrada no cliente que integre todos os pontos de contato. Segundo Kotler et al. (2021), a estratégia omnichannel vai além da multicanalidade, pois
maio 19, 2025MAPA – OMNICHANNEL E INBOUND MARKETING – 52_2025
Olá, estudante!
Chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA da disciplina de Omnichannel e Inbound Marketing. Agora, é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Leia com atenção o enunciado do exercício e não se esqueça: qualquer dúvida, consulte seu professor mediador.
No cenário do marketing digital, as empresas enfrentam o desafio de integrar múltiplos canais para criar uma jornada de cliente coesa e personalizada. Com a crescente utilização da Inteligência Artificial, surge a oportunidade de aprimorar estratégias de Inbound Marketing por meio de uma abordagem Omnichannel.
Como profissionais de marketing, como podemos utilizar esses conceitos de forma integrada para aumentar a eficácia das campanhas e melhorar a experiência do cliente?
O marketing atual exige uma abordagem centrada no cliente que integre todos os pontos de contato. Segundo Kotler et al. (2021), a estratégia omnichannel vai além da multicanalidade, pois proporciona uma experiência contínua e consistente, independentemente do canal utilizado pelo cliente. O Inbound Marketing, conforme definido por Halligan e Shah (2020), concentra-se em atrair clientes por meio de conteúdo relevante e experiências adaptadas às suas necessidades, em vez de interrompê-los com mensagens promocionais. Este modelo se baseia na construção de relacionamentos de longo prazo, oferecendo valor antes de solicitar algo em troca. A Inteligência Artificial vem transformando essas práticas. De acordo com Davenport e Ronanki (2018), a IA permite personalização em escala, previsão comportamental e otimização de conteúdo em tempo real, elementos fundamentais para o sucesso das estratégias omnichannel e inbound. A convergência dessas três vertentes cria um cenário onde as empresas podem identificar as necessidades dos clientes, oferecer conteúdo relevante e acompanhá-los de forma consistente por meio de múltiplos canais, utilizando IA para otimizar cada etapa do processo.
Fontes:
DAVENPORT, T.; RONANKI, R. Artificial intelligence for the real world. Harvard Business Review, v. 96, n. 1, p. 108-116, 2018.
HALLIGAN, B.; SHAH, D. Inbound marketing: attract, engage, and delight customers online. Hoboken: Wiley, 2020.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: technology for humanity. Hoboken: Wiley, 2021.
Agora, você faz parte de uma equipe de consultoria de marketing contratada por uma rede de varejo de moda que opera tanto com lojas físicas quanto com e-commerce, mas que ainda não possui uma estratégia digital integrada. A empresa deseja implementar uma estratégia omnichannel apoiada por IA para fortalecer seu inbound marketing e melhorar a experiência do cliente. Desse modo, você deverá realizar as seguintes atividades:
1) Análise Situacional e Diagnóstico:
– Identifique os principais pontos de contato do cliente – entre 6 e 8 pontos – com a marca (canais físicos e digitais).
– Analise como a integração entre esses canais ocorre atualmente e identifique lacunas na experiência do cliente.
2) Desenvolvimento da Estratégia Omnichannel:
– Proponha uma estratégia de integração entre os canais físicos e digitais.
– Defina como será a jornada do cliente através desses canais integrados.
3) Aplicação de IA no Inbound Marketing:
– Desenvolva três aplicações específicas de IA para otimizar a estratégia de inbound marketing da empresa.
– Explique como cada uma dessas aplicações melhorará a experiência omnichannel.
4) Mensuração de Resultados:
– Defina KPIs para mensurar o sucesso da implementação.
– Proponha uma metodologia para avaliação contínua e aprimoramento da estratégia.
Bom MAPA!
Atenção:
Envie suas respostas no formulário padrão da atividade, que se encontra em ARQUIVOS > MATERIAL DA DISCIPLINA.
Ao utilizar materiais como base para responder ou trechos de materiais, não se esqueça de inserir as referências.
Bons estudos!