PORTFÓLIO – EMP – IMERSÃO PROFISSIONAL: PENSANDO UM NOVO NEGÓCIO – 53_2025

O objetivo dessa atividade é fazer com que você se sinta imersivo nos conteúdos estudados no que se refere a Modelo de Negócios e Proposta de Valor, Inovação e Geração de Novas Ideias. Esperamos que você explore seu potencial de gestor nessa atividade. Para isso, atente-se às etapas a serem realizadas a seguir:

Categoria:

Descrição

PORTFÓLIO – EMP – IMERSÃO PROFISSIONAL: PENSANDO UM NOVO NEGÓCIO – 53_2025

Olá, estudante de Tecnologia em Empreendedorismo. A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem – M.A.P.A.



O objetivo dessa atividade é fazer com que você se sinta imersivo nos conteúdos estudados no que se refere a Modelo de Negócios e Proposta de Valor, Inovação e Geração de Novas Ideias. Esperamos que você explore seu potencial de gestor nessa atividade. Para isso, atente-se às etapas a serem realizadas a seguir:



​Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio.

Segunda etapa: CONSIDERAR a situação-problema da atividade.

Terceira etapa: REALIZAR e ENVIAR a atividade solicitada.



PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO – Leitura do texto de apoio

​​O Business Model Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico e visual que permite estruturar e analisar uma ideia de negócio de forma simplificada em uma única tela. Desenvolvido de maneira colaborativa e inspirado no design thinking, ele decompõe o empreendimento em nove blocos fundamentais, como proposta de valor, segmentos de clientes e fontes de receita, para oferecer uma visão holística e flexível. Ao preencher o quadro, é possível identificar rapidamente diferenciais competitivos e pontos de melhoria, focando em como a empresa cria e entrega valor, o que o diferencia do plano de negócios, um documento muito mais detalhado e formal utilizado para captação de investimentos e gestão.

​O Business Model Canvas (BMC) é uma ferramenta visual e estratégica crucial para empreendedores, permitindo o desenvolvimento, a descrição e a análise de modelos de negócios de forma inovadora. Essa atividade alinha-se diretamente com a competência do curso de “desenvolver um raciocínio disruptivo para encontrar soluções inovadoras para o sucesso e criação de novos empreendedores”. A aplicação prática do BMC capacita o aluno a estruturar suas ideias de negócio de maneira clara e eficaz.



​SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE – Situação-problema

Estudo aprofundado: o estudante deverá realizar um estudo sobre o Business Model Canvas, utilizando os materiais de apoio fornecidos (vídeos, artigos, exemplos etc.) e outras fontes confiáveis.

 

Definição da ideia de negócio: o estudante deverá escolher UMA das seguintes opções para desenvolver seu BMC:

 

  • Opção A (Ideia Própria): propor uma ideia de negócio original ou uma inovação substancial para um negócio já existente.

 

  • Opção B (Estudo de Caso): analisar um estudo de caso de uma empresa (pesquisado pelo aluno) e mapear seu modelo de negócio atual, sugerindo possíveis inovações através do BMC.

 



TERCEIRA ETAPA: AÇÃO – Realização da atividade

​3º Desenvolvimento do Business Model Canvas: Preencher de forma detalhada cada um dos nove blocos do BMC para a ideia/empresa escolhida:

 

  • Segmentos de Clientes (Customer Segments) / Propostas de Valor (Value Propositions) /  Canais (Channels) / Relacionamento com Clientes (Customer Relationships) / Fontes de Receita (Revenue Streams) / Recursos Principais (Key Resources) / Atividades-Chave (Key Activities) / Parcerias Principais (Key Partnerships) / Estrutura de Custos (Cost Structure)

 

Análise discursiva: elaborar um texto discursivo que contemple:

 

  • Justificativa das escolhas para cada bloco do Canvas, com foco na Proposta de Valor e sua aderência aos Segmentos de Clientes.

 

  • Identificação dos aspectos mais inovadores do modelo de negócio proposto.

 

  • Análise dos principais desafios, riscos e oportunidades para o modelo de negócio desenhado.

 

  • Reflexão sobre como o modelo pode ser testado e validado no mercado.



    Leia com atenção as orientações a seguir:

    – Utilizar o Formulário do MAPA (Template), disponível no campo “Material da Disciplina”.

    – ​Utilizar o livro “Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios” disponível no “Material da Disciplina”

    – Assistir ao vídeo explicativo do MAPA, gravado pelo Professor Eudes, disponível na sala do café e fórum interativo.

    – Não realizar cópias da internet ou livros.

    – Não esquecer de apresentar referências das fontes de pesquisas, caso tenha realizado.

    – Salvar o arquivo em formato Word ou PDF antes de postar no ambiente.

    – Após realizar o MAPA, anexe no local indicado e, em seguida, clique em cima do arquivo para abri-lo e conferir se o arquivo postado é o correto.

    – Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema, e você não conseguirá substituir o arquivo.

    – Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do “Fale com o mediador”.

    – Você pode utilizar plataformas on-line para criação do BMC (Canvanizer, Miro, Lucidspark).

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “PORTFÓLIO – EMP – IMERSÃO PROFISSIONAL: PENSANDO UM NOVO NEGÓCIO – 53_2025”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feedbacks

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades. Então, dessa forma, garantimos autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.