ATIVIDADE 1 – BEDU – ATV INTEGRADORA ESPECÍFICA 4 – 54_2025
outubro 1, 2025ATIVIDADE 1 – BEDU – ATV INTEGRADORA ESPECÍFICA 4 – 54_2025
Período:29/09/2025 08:00 a 30/11/2025 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:2,00
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 01/12/2025 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1a QUESTÃO
O esporte no Brasil apresenta diversas manifestações reconhecidas pela Constituição Federal de 1988,
que atribui aos poderes públicos a responsabilidade de fomentar o esporte educacional e, em situações
específicas, o de rendimento, além de promover o esporte de lazer. Cada uma dessas manifestações tem
objetivos e características próprias, variando desde a formação cidadã e o desenvolvimento comunitário
até a busca por títulos e recordes em competições de alto nível.
CARDOSO, Licelli Amante. Políticas públicas e programas de saúde, de esporte, de cultura e lazer.
2025.
e − book
.
Considerando essas informações, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
O esporte de rendimento busca integração social e participação recreativa, enquanto o esporte de lazer e o
educacional se concentram na formação de atletas de alto nível para competições nacionais.
O esporte educacional e o de lazer não estão previstos na Constituição Federal, que reconhece apenas o esporte de
rendimento como responsabilidade do poder público para promover políticas e programas esportivos.
O esporte de lazer prioriza resultados competitivos e recordes, o esporte educacional busca formar atletas
profissionais, e o esporte de rendimento promove o bem-estar físico e psicológico por meio da participação informal
e recreativa.
O esporte educacional é destinado ao ambiente comunitário, o esporte de lazer ocorre em clubes privados de
grandes centros, e o esporte de rendimento é praticado por qualquer pessoa sem necessidade de preparação
específica.
O esporte educacional tem como foco a formação cidadã dos indivíduos e se organiza em esporte escolar e
comunitário, enquanto o esporte de lazer enfatiza a participação informal e lúdica, e o de rendimento visa vitórias,
recordes e títulos por meio de intensa preparação dos atletas.
2a QUESTÃO
Conforme estabelecido na Portaria GM 224/92, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades
que prestam assistência multiprofissional, oferecendo cuidados intermediários entre o atendimento
ambulatorial e a hospitalização a uma população específica da região atendida. Em linhas gerais, os CAPS
são reconhecidos pelo emprego abrangente e complexo de abordagens terapêuticas e intervenções
psicossociais voltadas para o tratamento de indivíduos com transtornos mentais ou com problemas
relacionados ao uso abusivo de substâncias.
PIMENTA, E. S; ROMAGNOLI, R. C. A relação com as famílias no tratamento dos portadores de transtorno
mental realizado no Centro de Atenção Psicossocial. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João Del
Rei, v. 3, n.1, p. 75-84, ago. 2008.
Levando em consideração a equipe multidisciplinar existente nas CAPS e nos níveis de atenção, assinale a
alternativa correta sobre a atuação do profissional de educação física (PEF):
ALTERNATIVAS
Restringir a atuação ao diálogo com os usuários, sem propor práticas corporais.
Observar as intervenções dos demais profissionais da equipe sem participação ativa.
Realizar exercícios físicos voltados unicamente para avaliação de desempenho físico.
Desenvolver atividades corporais planejadas que estimulem o bem-estar, a inclusão e a socialização entre os
usuários.
Promover competições esportivas de alto rendimento que exijam grande habilidades e desempenho dos usuários do
programa CAPS.
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3a QUESTÃO
No Guia de Atividade Física para a População Brasileira são apresentadas informações e recomendações específicas para crianças de até 5
anos, crianças e jovens de 6 a 17 anos, adultos e idosos, gestantes e mulheres no pós-parto, pessoas com deficiência e para a educação física
escolar.
BRASIL. Eu quero me exercitar: conheça o primeiro Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Ministério da Saúde, Brasília,
02 ago. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2021/conheca-o-primeiro-
guia-de-atividade-fisica-para-a-populacao-
brasileira#:~:text=Como%20falado%20anteriormente%2C%20a%20atividade,baseada%20em%20prefer%C3%AAncias%20e%20oportunidades
Levando a consideração o guia de atividade física para a população brasileira e o seu desenvolvimento para a população de crianças e jovens
de 6 a 17 anos, avalie as afirmações a seguir:
I. Atividades físicas para crianças e adolescentes devem ser realizadas de forma intensa e contínua, sem pausas, para garantir melhores
resultados de saúde.
II. Atividades que fortalecem músculos e ossos, como pular, correr e brincar, devem ser incluídas pelo menos três vezes por semana.
III. Para benefícios adicionais na saúde busque praticar atividades física regularmente e aumentar progressivamente o tempo.
IV. Crianças e adolescentes devem realizar pelo menos 60 minutos de atividade física diariamente.
E correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
4a QUESTÃO
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) passou por um processo de reelaboração para dialogar com novos marcos nacionais e
internacionais, reafirmando os princípios do SUS e reconhecendo a necessidade constante de qualificar as ações e os serviços dos
gestores e trabalhadores da saúde. Essa atualização considerou a forma como a promoção da saúde vinha sendo implementada nos
territórios e destacou a importância de mobilizar diferentes atores para sua efetivação prática. Também foram incorporados novos
elementos, como valores, temas transversais, eixos operacionais e atualização dos temas prioritários, com o objetivo de promover a
participação ativa de gestores, trabalhadores e usuários na construção coletiva do bem comum.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde; Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da
Saúde: PNPS: Anexo I da Portaria de Consolidação no 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas
nacionais de saúde do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em:
https://trilhaaprendizagem.uniasselvi.com.br/enade_unicesumar/politicas_publicas_lazer/images/648f1e02ecc39abc3208125902b40a05.pdf.
Acessado em: 17 de set. de 2025.
Com base nesse contexto, avalie as afirmações a seguir:
I. Entre os princípios da PNPS estão a equidade, a participação social, a autonomia, o empoderamento, a intersetorialidade, a
intrassetorialidade, a sustentabilidade, a integralidade e a territorialidade como base para o desenvolvimento de suas ações.
II. A PNPS adota como valores a solidariedade, a felicidade, a ética, o respeito às diversidades, a humanização, a corresponsabilidade, a
justiça e a inclusão social como fundamentos para orientar suas ações e práticas.
III. A PNPS define a produtividade e a competitividade como valores essenciais para nortear as ações de promoção da saúde em todo o
território nacional.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
5a QUESTÃO
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Segundo o Guia de Atividades Física para População Brasileira, atividade física é um comportamento que envolve os movimentos voluntários
do corpo, com gasto de energia acima do nível de repouso, promovendo interações sociais e com o ambiente, podendo acontecer no tempo
livre, no deslocamento, no trabalho ou estudo e nas tarefas domésticas.
BRASIL. Eu quero me exercitar: conheça o primeiro Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Ministério da Saúde, Brasília,
02 ago.
p. 7 − 8
, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2021/conheca-o-primeiro-guia-de-
atividade-fisica-para-a-populacao-
brasileira#:~:text=Como%20falado%20anteriormente%2C%20a%20atividade,baseada%20em%20prefer%C3%AAncias%20e%20oportunidades.
Acesso em: 24 maio 2024. (Adaptado).
Considerando os 4 domínios da atividade física abordados nos Guia, avalie as afirmações a seguir:
I. No tempo livre: é a atividade física feita no tempo disponível ou no lazer, baseada em preferências e oportunidades.
II. No deslocamento: é a atividade feita como forma de deslocamento ativo para ir de um lugar a outro.
III. No trabalho ou estudo: é a atividade feita para desempenhar funções laborais ou de estudo.
IV. Nas tarefas domésticas: é a atividade feita para o cuidado do lar e da família.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II e III, apenas.
I, II, III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
6a QUESTÃO
O Ministério da Saúde lançou recentemente o primeiro Guia de Atividade Física para a População Brasileira. A publicação incentiva ainda mais
a prática regular e, principalmente, mostra que manter uma vida ativa pode ser mais simples que parece. O Guia destaca diversos pontos
importantes acerca da Atividade física, assim como: a demonstração de intensidade, tempo de prática, exemplos e muito mais. Dentre as
recomendações, é importante ressaltar que existe um tempo de execução por semana, necessário para ter os benefícios desta prática, já
preconizados anteriormente pela Organização Mundial da Saúde.
BRASIL. Eu quero me exercitar: conheça o primeiro Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Ministério da Saúde, Brasília,
02 ago. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2021/conheca-o-primeiro-
guia-de-atividade-fisica-para-a-populacao-
brasileira#:~:text=Como%20falado%20anteriormente%2C%20a%20atividade,baseada%20em%20prefer%C3%AAncias%20e%20oportunidades.
Acesso em: 24 maio 2024.
Qual é a opção que apresenta a recomendação mínima de atividade física aeróbica de intensidade moderada para adultos, de acordo com o
Guia de Atividade Física para a População Brasileira?
ALTERNATIVAS
Pelo menos 30 minutos por dia.
Pelo menos 60 minutos por dia.
Pelo menos 75 minutos por semana.
Pelo menos 150 minutos por semana.
Pelo menos 300 minutos por semana.
7a QUESTÃO
30/09/2025, 13:25 Unicesumar – Ensino a Distância
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O Ministério da Saúde lançou recentemente o primeiro Guia de Atividade Física para a População Brasileira. A publicação incentiva ainda mais
a prática regular e, principalmente, mostra que manter uma vida ativa pode ser mais simples que parece. Dividido em oito capítulos, o Guia
aborda a prática de atividade física em diversos contextos, grupos e ciclos de vida, além de trazer recomendações sobre a quantidade, a
intensidade e exemplos de atividades aeróbias, de força e de equilíbrio, além de indicações para um estilo de vida ativo. No documento são
apresentadas informações e recomendações específicas para crianças de até 5 anos, crianças e jovens de 5 a 17 anos, adultos e idosos,
gestantes e mulheres no pós-parto, pessoas com deficiência e para a educação física escolar.
(adaptado): BRASIL. Eu quero me exercitar: conheça o primeiro Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Ministério da
Saúde, Brasília, 02 ago. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-
exercitar/noticias/2021/conheca-o-primeiro-guia-de-atividade-fisica-para-a-populacao-
brasileira#:~:text=Como%20falado%20anteriormente%2C%20a%20atividade,baseada%20em%20prefer%C3%AAncias%20e%20oportunidades.
Acesso em: 24 maio 2024.
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e deve ser praticada em todas as fases da vida e em diversos
momentos, como ao se deslocar de um lugar para outro, durante o trabalho ou estudo, ao realizar tarefas domésticas ou durante o tempo livre.
PORQUE
II. Quanto mais cedo a atividade física é incentivada e se torna um hábito na sua vida independente do domínio em que ela se apresenta,
maiores os benefícios para sua saúde. Alguns desses benefícios são: o controle do peso, a diminuição da chance de desenvolvimento de
alguns tipos de cânceres, a diminuição da chance de desenvolvimento de doenças crônicas, entre outros.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
8a QUESTÃO
A Carta da UNESCO fala sobre a importância da participação contínua em programas de educação física,
atividade física e esporte, objetivando garantir experiências positivas, inclusivas e de qualidade desde os
primeiros contatos, além de assegurar que as ações sejam planejadas conforme as necessidades
individuais e monitoradas para sua melhoria contínua.
Fonte: UNESCO. Carta Internacional da Educação Física, da Atividade Física e do Esporte. Paris:
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2015. Disponível em:
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000235409_por. Acesso em: 1 set. 2025.
Com base no texto apresentado, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
ALTERNATIVAS
Organizar eventos esportivos esporádicos sem acompanhamento pedagógico, visando à competição entre os
estudantes.
Reduzir a carga horária das aulas de educação física no currículo escolar, destinando mais tempo para disciplinas
consideradas de maior relevância acadêmica.
Focar as aulas de educação física apenas em conteúdos teóricos sobre regras esportivas, priorizando o conhecimento
técnico em detrimento da vivência prática e lúdica.
Oferecer atividades físicas que sigam um padrão único de exigência, independentemente das características pessoais
dos participantes, a fim de garantir que todos tenham o mesmo desempenho.
Implementar políticas que garantam aulas de educação física ministradas por professores qualificados em todas as
etapas da educação, assegurando experiências inclusivas que promovam o desenvolvimento de habilidades e
atitudes para a prática ao longo da vida.
9a QUESTÃO
30/09/2025, 13:25 Unicesumar – Ensino a Distância
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O conceito de esporte, vai além da ideia tradicional de atividade física intensa e competitiva. O esporte é
um fenômeno social amplo que abrange tanto práticas recreativas e de lazer, realizadas de forma informal
entre amigos, quanto atividades profissionais, nas quais há remuneração e participação em equipes
estruturadas.
CARDOSO, Licelli Amante. Políticas públicas e programas de saúde, de esporte, de cultura e lazer.
2025.
e − book
.
Com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir:
I. Além das práticas baseadas em esforço físico intenso e habilidades motoras, o esporte também inclui
modalidades que dependem de recursos tecnológicos e mecânicos, como o automobilismo, e atividades de
caráter intelectual, como o xadrez.
II. O esporte pode se manifestar em contextos recreativos e informais, como partidas amistosas de futebol,
voleibol, basquetebol, xadrez ou damas entre amigos, sendo praticado por lazer, descontração e prazer.
III. A presença de regras padronizadas, criadas e aplicadas por entidades oficiais, confere ao esporte uma
estrutura normativa que organiza sua prática e garante sua legitimidade como fenômeno social.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
10a QUESTÃO
O Programa Esporte e Lazer da Cidade, criado em 2003, busca democratizar e universalizar o acesso à
prática e ao conhecimento do esporte recreativo e do lazer, com foco na inclusão social e no
desenvolvimento humano por meio de ações educativas. Além de promover atividades culturais, esportivas
e de lazer para diferentes faixas etárias.
CARDOSO, Licelli Amante. Políticas públicas e programas de saúde, de esporte, de cultura e lazer.
2025.
e − book
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Com base nessas informações, analise as afirmações a seguir:
I. As ações do programa busca atender a demanda social, incluindo atividades esportivas, artísticas,
práticas corporais e de lazer, com o objetivo de atender principalmente populações em situação de
vulnerabilidade social e econômica.
II. O programa estimula a implementação, reforma, ampliação e modernização de infraestrutura esportiva,
ampliando os espaços disponíveis para práticas atividades esportivas e de lazer e convivência comunitária.
III. A autorização para firmar convênios no âmbito do programa é concedida diretamente às entidades que
apresentam projetos, independentemente de avaliação administrativa ou econômica.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
30/09/2025, 13:25 Unicesumar – Ensino a Distância
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