Durante sua trajetória de estudos, você teve a oportunidade de refletir sobre os caminhos para garantir a participação de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Percebeu-se que o movimento, elemento central da disciplina, não deve ser encarado como um limitador, mas sim como uma via para promover inclusão, aprendizagem e interação social.
outubro 1, 2025Durante sua trajetória de estudos, você teve a oportunidade de refletir sobre os caminhos para garantir a participação de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Percebeu-se que o movimento, elemento central da disciplina, não deve ser encarado como um limitador, mas sim como uma via para promover inclusão, aprendizagem e interação social.
Compreendeu-se, ainda, que adaptar não significa descaracterizar a atividade, e sim ajustá-la, seja nas regras, nos materiais ou no espaço, para que todos possam participar de forma equitativa e significativa, respeitando suas particularidades. Também foi debatida a importância do papel do profissional de Educação Física na desconstrução de atitudes capacitistas, como a exclusão do aluno com deficiência das práticas ou o excesso de proteção, que pode comprometer seu desenvolvimento e autonomia.