ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: AMBIENTES NÃO-FORMAIS – 54_2025
outubro 2, 2025ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: AMBIENTES NÃO-FORMAIS – 54_2025
A valorização do museu como espaço educativo e não formal, preconizada em materiais como Museu e Educação e O Pedagogo e sua Prática Docente em Ambientes Formais, tem impulsionado a Pedagogia Museológica. Essa abordagem reconhece que museus são mais que repositórios; são ambientes dinâmicos para a construção e reconstrução do conhecimento e do patrimônio cultural, integrados à comunidade.
Para o pedagogo, isso gera novas e significativas oportunidades de atuação, além dos muros escolares. Essenciais na condução do acesso ao saber resguardado, esses profissionais planejam atividades que estimulam o aprendizado, a observação e o exercício da cidadania. Ao criar pontes entre o acervo e os visitantes, o trabalho pedagógico nos museus impacta positivamente o desenvolvimento cultural, oferecendo experiências interdisciplinares e democratizando o acesso ao patrimônio histórico, transformando essas instituições em vibrantes centros de interação e educação contínua.
