A metodologia de Avaliação adotada por grande parte dos programas de certificação e acreditação tem raízes na Gestão da Qualidade Total, programa de qualidade iniciado na década de 1970 pela indústria
outubro 3, 2025A metodologia de Avaliação adotada por grande parte dos programas de certificação e acreditação tem raízes na Gestão da Qualidade Total, programa de qualidade iniciado na década de 1970 pela indústria, e que se estendeu para a saúde. Seu princípio fundamental é que um produto não deve apenas atender a critérios técnicos de qualidade, mas também atender às expectativas do cliente e gerar sua satisfação. (GURGEL JÚNIOR, VIEIRA, 2002).
Neste sentido e, considerando o contexto do setor de saúde e outros preceitos definidos pelo Sistema Único de Saúde, tem-se definido que, para ser considerado de qualidade um serviço de saúde, deve promover satisfação de seus clientes internos e externos (pacientes e famílias, equipes de trabalho, fornecedores, sistema de saúde e a sociedade). Assim como a instituição atua para identificar necessidades desses grupos, também é a partir deles que se avaliam os resultados das ações promovidas. (RAFA, BARRETO, 2023).
