Ao longo dos últimos anos, a sociedade brasileira vivenciou uma sequência de grandes desastres, que resultaram em imensuráveis prejuízos nas mais diversas esferas
outubro 3, 2025Ao longo dos últimos anos, a sociedade brasileira vivenciou uma sequência de grandes desastres, que resultaram em imensuráveis prejuízos nas mais diversas esferas, ficando marcados para sempre na história do nosso país. E desse modo, antes de estudar a atuação da Defesa Civil, o que é um desastre? Podemos conceituá-lo como o resultado de eventos adversos, naturais, tecnológicos ou decorrentes da ação humana, sobre um cenário vulnerável exposto à ameaça, causando grandes prejuízos, sejam eles de natureza humana, material ou ambiental, além de consequentes danos à ordem econômica e social. Dessa forma, podemos definir que existem diferentes tipos de eventos desastrosos, sendo todos eles de consideráveis proporções, e que não, necessariamente, impliquem em perdas de vidas humanas, mas que sempre resultem grandes danos para a humanidade, direta ou indiretamente.
Enquanto alguns desastres são inevitáveis, outros podem ser totalmente prevenidos, a única certeza que se pode ter é que as ações executadas pelos sistemas de Defesa Civil podem, sempre, no mínimo, melhorar as perspectivas e minimizar os desdobramentos relacionados à ocorrência desses eventos. No entanto, para que bons resultados sejam alcançados pelas suas ações, se faz necessária a existência prévia de uma série de fatores, que partem, principalmente, de um adequado planejamento estratégico.
