Texto 1: Cada sujeito possui direitos inalienáveis que devem ser garantidos pelo Estado, tanto na subjetividade quando na coletividade, seja nas individualidades de cada um, seja na vivência das relações humanas no cenário político-social
outubro 3, 2025Texto 1:
Cada sujeito possui direitos inalienáveis que devem ser garantidos pelo Estado, tanto na subjetividade quando na coletividade, seja nas individualidades de cada um, seja na vivência das relações humanas no cenário político-social. Há de se ressaltar que individualidade, subjetividade, particularidade, inerente a cada indivíduo em sua “singularidade”, não devem ser entendidas como individualismo puro, egoísmo, particularismo ou descaso com o interesse da comunidade.
Fonte: PIERITZ NETTO, Alfredo et al. Cultura, consumo e sociedade contemporânea. Florianópolis: Arqué, 2024.
Texto 2:
Em 2025, pelo oitavo ano consecutivo, a Finlândia é o país mais feliz do mundo. A disponibilidade universal de serviços públicos como saúde e educação e o apoio social fazem com que a desigualdade por lá seja baixa e, por isso, eleve os índices que indicam a felicidade de uma nação. O Brasil subiu oito posições em relação ao relatório anterior, passando da 44ª posição para a 36ª — alcançando a segunda posição em relação aos outros países sul-americanos.