A busca pela qualidade acompanha a humanidade desde a Antiguidade. Assim como quase tudo na história, a qualidade também evoluiu com o passar do tempo. Na Idade Média, por exemplo, os artesãos já dominavam todo o ciclo produtivo:
outubro 27, 2025A busca pela qualidade acompanha a humanidade desde a Antiguidade. Assim como quase tudo na história, a qualidade também evoluiu com o passar do tempo. Na Idade Média, por exemplo, os artesãos já dominavam todo o ciclo produtivo: projetavam, fabricavam, avaliavam e comercializavam seus produtos, conquistando novos clientes graças à indicação daqueles que já estavam satisfeitos com a entrega de seus serviços.
Fonte: MOURA, J. B. M. Gestão da qualidade. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com a Revolução Industrial e a necessidade de produzir em massa, no século XVIII, a qualidade passou a ser tratada de forma mais sistemática, exigindo processos de controle e padronização. Isso fez com que a preocupação com a qualidade deixasse de ser apenas uma responsabilidade do consumidor final e tornasse-se uma necessidade estratégica das organizações.
A partir desse momento, estruturou-se o que conhecemos como as “Eras da Qualidade”, conceito sistematizado por David Garvin, e que foi dividido em quatro grandes fases. Hoje, em um cenário marcado por constantes avanços tecnológicos da Indústria 4.0, já estamos testemunhando “A Quinta Era da Qualidade”.
