VOCÊ, assumiu o papel de Gestor da Qualidade dessa empresa, especificamente para os sachês de molho de tomate, que foi o produto mais afetado pelas reclamações.
outubro 27, 2025VOCÊ, assumiu o papel de Gestor da Qualidade dessa empresa, especificamente para os sachês de molho de tomate, que foi o produto mais afetado pelas reclamações. Com o intuito de encontrar a melhor solução para o problema e garantir que a empresa volte a entregar produtos de qualidade, você utilizará algumas Ferramentas da Qualidade, como Gráfico de Pareto e Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa) para ajudar na sua tomada de decisão.
Seu primeiro passo para lidar com essa situação, foi listar em uma tabela as falhas (reclamações recebidas) e a frequência de ocorrência, recebidas durantes os últimos 2 meses em ordem alfabética, conforme apresentados na Tabela 1.
Tabela 1 – Reclamações e a frequência de ocorrência recebidas dos sachês de molho de tomate, nos últimos 2 meses, organizado em ordem alfabética.
