Etapa 2: Química da Água: O processamento do leite e a higienização dos equipamentos da indústria geram efluentes com alta carga orgânica e nutrientes. Após tratamento secundário conduzidos em uma Estação de Tratamento de Águas Residuárias

outubro 28, 2025 0 Por Atividade MAPA

Etapa 2: Química da Água:

O processamento do leite e a higienização dos equipamentos da indústria geram efluentes com alta carga orgânica e nutrientes. Após tratamento secundário conduzidos em uma Estação de Tratamento de Águas Residuárias (ETAR), esses efluentes são lançados em um rio de classe 2, localizado nas proximidades do empreendimento.

As análises realizadas no ponto de entrada (afluente) e saída (efluente) da ETAR, bem como no corpo receptor, estão descritas nos quadros a seguir.

 

Quadro 2 – Resultados da ETAR (afluente e efluente tratado)

Parâmetro Afluente Efluente tratado
DBO (5 dias, 20 ºC) (mg/L) 150  60 
pH 5,2 6,2
Nitrogênio amoniacal total (mg/L) 30  25 

 

Quadro 3 Resultados do corpo receptor (rio, 200 m a montante e a jusante)

Parâmetro Montante Jusante
pH 7,0 6,0
Oxigênio Dissolvido (mg/L) 7,2 3,8
Nitrogênio amoniacal (mg/L) 0,5 3,8
Clorofila-a (µg/L) 8 32

 

Considerando os resultados, responda às questões a seguir:

 

  1. a) Calcule a eficiência de remoção de DBO pela ETAR e compare o resultado com o padrão exigido na Resolução CONAMA 430/2011. Utilize a equação:

 

  

  1. b) Consulte a Resolução CONAMA 430/2011 e identifique se os parâmetros pH e nitrogênio amoniacal do efluente tratado estão fora do padrão legal para lançamento em corpo hídrico, completando o quadro a seguir.

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades. Então, dessa forma, garantimos autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.