A cirurgia plástica estética é um procedimento invasivo que, mesmo bem planejado, implica em agressão tecidual, desencadeando respostas fisiológicas como inflamação, edema, dor e alterações funcionais que podem comprometer o processo de cicatrização.
novembro 11, 2025MAPA – ECOS – PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA – 54_2025
A cirurgia plástica estética é um procedimento invasivo que, mesmo bem planejado, implica em agressão tecidual, desencadeando respostas fisiológicas como inflamação, edema, dor e alterações funcionais que podem comprometer o processo de cicatrização. O estudo do pré e pós-operatório é essencial para a formação de profissionais da saúde e estética, pois possibilita compreender a cascata de eventos biológicos decorrentes do trauma cirúrgico e aplicar recursos terapêuticos adequados que favoreçam a reparação tecidual, previnam complicações e promovam qualidade de vida.
O período pós-operatório é dividido em: imediato (24 –72h), intermediário (até 6 semanas) e tardio (após a alta), cada um exigindo intervenções específicas. Entre os recursos mais utilizados destacam-se a drenagem linfática manual, a pressoterapia, o dreno tapping, a crioterapia, a termoterapia e as orientações funcionais.
