A análise teológica não deve ser lida como uma dimensão extracorpórea da fé. Pelo contrário, devido à natureza escrita do testemunho bíblico, a análise teológica segue procedimentos textuais.
novembro 12, 2025ATIVIDADE 1 – TEOL – MÉTODOS E INTERPRETAÇÃO BÍBLICA – 54_2025
ATIVIDADE DE ESTUDOS 1
FASE FINAL – II CICLO: DIMENSÃO TEOLÓGICA: (p.192-214)
ANÁLISE DE INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE
A análise teológica não deve ser lida como uma dimensão extracorpórea da fé. Pelo contrário, devido à natureza escrita do testemunho bíblico, a análise teológica segue procedimentos textuais.
Como eu observo e identifico a teologia em uma passagem bíblica? Primeiro você precisa entender que teologia é muito mais que conhecimento sobre Deus. Por teologia, podemos entender a interpretação que as pessoas fazem sobre o sagrado, contextualizando toa a vida (objetos, seres, ações). Isso mesmo, teologia é interpretação. Logo, cada pessoa pode observar elementos e realidades diferentes em relação ao sagrado (considerando que tudo pode ser sagrado).
Até existem manuais de teologia sistemática, que não servem para a teologia bíblica, isso porque eles procuram uma sistematização de saberes, até podem ajudar em alguns pontos, mas no geral, apresentam reflexões a partir de filosofias que não seguem, necessariamente, as filosofias dos(as) escritores(as) bíblicos. Também há as teologias bíblicas, essas se aproximam mais da tradição bíblica e podem ajudar muito, principalmente porque elas fazem esse percurso literário para observar a teologia dos textos. Mas isso não resolveria? Não. Porque nenhuma teologia da conta da grande e complexidade da Bíblia. Por exemplo Eichrotd em sua teologia aborda principalmente a questão da Aliança; Westermann aborda o conceito de Deus; Von Rad, trata sobre o querigma, o princípio da proclamação; Gottwald, observa a questão sociológica, e assim por diante. E mesmo que leia todos, e são muitos, você verá que ainda não se abordou tudo.
Logo, nossa proposta é você aprender a observar a teologia bíblica e sempre que for ler, identificar as teologias e entender o texto. Assim, as teologias são conhecimentos sobre Deus que envolvem toda a criação, por exemplo, a teologia de Amós trata de pessoas que eram vendidas como escravas. Mas ainda assim é possível observar alguns temas que se repetem mais (intertextualidade) ou que passam a dirigir a vida e a cultura (interdiscursividade). Logo o objetivo é aprender a observar como o texto e a tradição se consolidaram como conhecimento sobre Deus (teologia) e como esse conhecimento surge nas narrativas.
