Adotaremos uma divisão tríplice, tendo como base, o texto de I Coríntios 12:4-6, na qual o apóstolo Paulo, divide-os em Charismata (vv.4), Diakonai (vv.5) e Energemata (vv.6).
novembro 12, 2025MAPA – TEOL – TEOLOGIA DOS DONS ESPIRITUAIS – 54_2025
Excerto 1.
Adotaremos uma divisão tríplice, tendo como base, o texto de I Coríntios 12:4-6, na qual o apóstolo Paulo, divide-os em Charismata (vv.4), Diakonai (vv.5) e Energemata (vv.6). Alguns teólogos pentecostais, sendo eles: Gordon Chown (1977); Estevam Ângelo de Souza (1985) e o Bispo Roberto Mcalister (1977) classificaram em três diferentes grupos, a saber:
Observa-se neste quadro comparativo que não existem muitas diferenças entre os expoentes teólogos pentecostais, em alguns casos, é possível observar poucas mudanças na tipologia empregada dos Dons Espirituais descritas em 1Corintios pelo apóstolo Paulo. Ilton Goncalves (2012, on-line) discorre que os dons do Espírito devem distinguir-se do dom do Espírito, utilizando o grego, ele observa que os primeiros descrevem as capacidades sobrenaturais concedidas pelo Espirito Santo para ministérios especiais; o segundo refere-se a concessão do Espirito Santo aos cristãos conforme ministrado por Jesus Cristo glorificado (Atos 2:33). O apóstolo Paulo descreve os dons do Espirito (“espirituais”, no original grego) num aspecto tríplice. São eles:
