Com base nos conteúdos discutidos na disciplina Prática Pedagógica: Recursos Didáticos para a Adolescência, esse MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem propõe uma imersão prática nos recursos didáticos
novembro 13, 2025PORTFÓLIO – EESP – PRÁTICA PEDAGÓGICA: RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ADOLESCÊNCIA – 54_2025
Você está estudando nesta disciplina que ao propor uma atividade para os alunos, é fundamental que o professor especializado em Educação Especial compreenda previamente o percurso cognitivo e executivo das funções envolvidas na tarefa. Estamos discutindo que as funções conativas, cognitivas e executivas orientam o modo como o estudante se motiva, percebe, organiza, inicia e finaliza uma tarefa. Nesse sentido, antes de apresentar um desafio, o docente precisa percorrer mentalmente cada etapa da atividade, antecipando as exigências cognitivas e as estratégias necessárias para que o aluno possa alcançar o objetivo.
Esse exercício permite que o professor identifique possíveis barreiras e adapte os recursos pedagógicos, favorecendo a participação ativa dos estudantes. Ao mesmo tempo, desafiar a própria mente nesse processo amplia a consciência docente sobre as etapas que sustentam a aprendizagem, fortalecendo o diálogo pedagógico com os alunos. Assim, tanto professor quanto estudante passam a ter maior clareza sobre o caminho a ser percorrido, construindo uma prática que valoriza a intencionalidade, a reflexão e a corresponsabilidade no ato de aprender.
Com base nos conteúdos discutidos na disciplina Prática Pedagógica: Recursos Didáticos para a Adolescência, esse MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem propõe uma imersão prática nos recursos didáticos: você tem duas missões: primeiramente, é realizar a atividade “Desafio das 4 cores” um recurso didático de baixo custo, criativo e funcional. E, em seguida, elaborar um texto discorrendo como você se sentiu e qual foi o percurso funcional que realizou.
