O comércio eletrônico é uma modalidade de negócios também denominada e-commerce.
novembro 14, 2025MAPA – EMP – NEGÓCIOS DIGITAIS – 54_2025
O comércio eletrônico é uma modalidade de negócios também denominada e-commerce. Ele está associado à “realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócios num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e da informação, atendendo aos objetivos de negócio” (Albertini, 2000, p.15).
Essa modalidade de negócios revolucionou o comércio. O comércio eletrônico movimentou R$ 204,3 bilhões em 2024, com crescimento de 10,5 % em relação ao ano anterior. O número de compradores online também avançou e chegou a 91,3 milhões, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) (Do micro ao macro, 2025). Isso demonstra o potencial desse tipo de negócios para a competitividade das empresas.
Muitas são as facilidades de fazer negócios nesse tipo de comércio. No ambiente da internet, as fronteiras territoriais são quebradas, proporcionando, além da conquista de novos clientes, a possibilidade de ser mais competitivo (Saes et al., 2019). Contudo, para isso, os dirigentes devem construir os seus modelos de negócios. Um modelo de negócio consiste em um método pelo qual a empresa constrói e usa seus recursos para oferecer aos consumidores melhor valor do que seus concorrentes, com a finalidade de gerar uma vantagem competitiva sustentável (Afuah; Tucci, 2001).
Quanto nos referimos ao comércio eletrônico, os modelos de negócios apresentam algumas peculiaridades e determinadas características que os tornam únicos. Algumas dessas peculiaridades são apontadas por Morethan Digital (2024), como sendo:
