No contexto educacional, para auxiliar o ensino de física e estimular o aprendizado, o professor pode utilizar diferentes simuladores digitais
novembro 14, 2025No contexto educacional, para auxiliar o ensino de física e estimular o aprendizado, o professor pode utilizar diferentes simuladores digitais para trabalhar esses conceitos com seus alunos. Nos laboratórios digitais “Lei de Ohm” e “Resistência em um Fio” você irá investigar como a relação da resistência elétrica se estabelece entre as grandezas do circuito, poderá observar como as duas Leis de Ohm descrevem e quantificam essas grandezas.
|
Caminho de acesso aos laboratórios virtuais “Lei de Ohm” e “Resistência em um Fio”: “Lei de Ohm”: https://phet.colorado.edu/sims/html/ohms-law/latest/ohms-law_all.html “Resistência em um Fio”: https://phet.colorado.edu/sims/html/resistance-in-a-wire/latest/resistance-in-a-wire_all.html
|
Atividade experimental
Objetivo: Escrever uma reflexão estruturada sobre a experiência com o laboratório virtual e sobre o valor pedagógico dessa ferramenta para o Ensino da Física em sala de aula.
Instruções da atividade:
1) Acesse os laboratórios virtuais “Lei de Ohm” e “Resistência em um Fio” na página online do PhET Colorado. Nos dois experimentos, observe como cada grandeza física se relaciona com a resistência do material, faça diferentes ajustes e observações.
2) Analise os dados coletados e relacione-os ao conceito de resistência elétrica e ao coeficiente de resistividade do material.
3) Analise quais são os efeitos práticos da resistência elétrica em um circuito. Responda o que é o Efeito Joule e quais são suas aplicações no cotidiano.
