PORTFÓLIO – FIS – PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NO ENSINO MEDIO – 54_2025
novembro 14, 2025PORTFÓLIO – FIS – PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NO ENSINO MEDIO – 54_2025
Atividade MAPA
Contexto – Situação hipotética:
Você é o professor de Física responsável por uma turma de 1° ano do ensino Médio em uma escola com poucos recursos tecnológicos e materiais escassos. Ao longo das aulas, você percebeu que uma parte dos seus alunos não consegui compreender de forma completa e eficiente os conceitos fundamentais da Mecânica, principalmente os temas relacionados as Leis de Newton, como a relação entre força, massa e aceleração, e o princípio da ação e reação.
Com o objetivo em resgatar esses conteúdos, você como professor de física da sala deve propor uma atividade diferenciada para estimular e facilitar o aprendizado de seus alunos. Sua atividade deve proporcionar um momento significativo, permitindo que os alunos percebam a física no cotidiano, indo muito além das tradicionais aulas teóricas.
Sua atividade deve ser planejada com rigor pedagógico, considerando as dificuldades específicas de sua turma, os objetivos educacionais, o tempo de duração e os materiais e recursos que devem ser utilizados na preparação dessa aula. A atividade elaborada deve ser viável para a escola estando de acordo com sua realidade.
