O geoprocessamento é uma ferramenta tecnológica que permite a coleta, o armazenamento, a análise e a representação de dados espaciais.
novembro 14, 2025MAPA – GEO – GEOPROCESSAMENTO – 54_2025
O geoprocessamento é uma ferramenta tecnológica que permite a coleta, o armazenamento, a análise e a representação de dados espaciais. No ensino de Geografia, seu uso contribui para o desenvolvimento do raciocínio espacial e para a compreensão da dinâmica do espaço geográfico. Com base nisso, elabore um plano de aula sobre o uso do geoprocessamento no ensino de Geografia, destacando suas potencialidades, desafios e aplicações práticas no contexto escolar. Para isso, tenha como base a seguinte estrutura:
1) Tema da Aula: abordar temas da geografia que possam ser trabalhados em sala de aula por meio do geoprocessamento.
2) Ano/Série: escolher entre alunos do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.
3) Objetivos de aprendizagem: definir habilidades e competências, baseadas na BNCC (consultar documento no Material da Disciplina).
4) Conceitos de geoprocessamento integrados: descrever os conceitos abordados, como uso de imagens de satélite, georreferenciamento, dados vetoriais e matriciais, cartografia digital etc.
5) Metodologia de ensino: explicar como a tecnologia será usada, ao mencionar instrumentos como Google Earth Pro, QGIS, mapas digitais, imagens do IBGE etc.
6) Sequência didática: explicar como o conteúdo será abordado e associar aos instrumentos tecnológicos utilizados.
7) Recursos didáticos: mencionar quais recursos serão utilizados, como lousa, computador, internet, projetor, giz, caneta etc.
8) Avaliação: detalhar quais serão os critérios para avaliar os alunos.
9) Referências utilizadas: utilizar ao menos uma referência bibliográfica para fundamentar as ideias.
