1- Com base no caso, explique a relação de interdependência entre pessoas e organização e como ela impacta os resultados da empresa.
junho 18, 2026MAPA – GFIN – GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES – 52_2026
Olá, estudante! A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A. – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.
O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imerso em uma problemática envolvendo fatores de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes na prática empresarial. Para começar, leia o texto a seguir:
As organizações/empresas são formadas por pessoas e dependem diretamente delas para alcançar seus objetivos. Essa realidade pode ser compreendida a partir da problematização das relações entre indivíduos e organizações, especialmente quando seus objetivos não coincidem. Há uma relação de interdependência entre pessoas e organizações, exigindo do gestor a capacidade de atribuir significação a essas interações no ambiente organizacional.
Além disso, a gestão de pessoas evoluiu ao longo do tempo, deixando de tratar os indivíduos apenas como recursos produtivos para considerá-los parceiros estratégicos, capazes de gerar conhecimento, inovação e vantagem competitiva. Essas situações podem ser observadas na prática organizacional, caracterizando uma etapa de experimentação, demandando uma reflexão sobre o papel das pessoas nas organizações. A partir disso, é possível avançar para a conceitualização da gestão de pessoas como uma função estratégica.
Nesse contexto, o papel do gestor é conciliar objetivos organizacionais e individuais, promovendo motivação, desenvolvimento e desempenho, concretizando-se na ação gerencial e consolidando-se por meio da avaliação dos resultados alcançados nas relações de trabalho.
Caso para Análise
A empresa Alfa Contabilidade e Consultoria Financeira vem enfrentando problemas de desempenho nos últimos meses. Os colaboradores apresentam baixa motivação, aumento de faltas e queda na produtividade. A gestão da empresa ainda segue um modelo tradicional, com foco em controle rígido de horários, forte hierarquia e pouca participação dos funcionários nas decisões. Recentemente, o gerente de RH sugeriu mudanças, como:
- Maior participação dos colaboradores nas metas.
- Programas de desenvolvimento e treinamento.
- Reconhecimento por desempenho.
