A aprendizagem humana é um fator que depende não apenas do desenvolvimento cognitivo mas também de um desenvolvimento global do indivíduo, o que leva em consideração também o desenvolvimento físico. Por isso, não se deve pensar na aprendizagem como algo que ocorre apenas no âmbito escolar, sendo possível pensar na aquisição de novos comportamentos e novas informações também em outros ambientes e contextos. Assim, pensar a aprendizagem é considerar que existam fatores intrínsecos e extrínsecos influenciando este processo, sendo que as condições internas podem ser definidas como aquelas características do ser humano que influenciam as possibilidades de aprendizagem e estão envolvidas nos processos referentes a ele próprio, já as condições externas implicam aspectos situados fora do indivíduo que influenciam as possibilidades e estão envolvidos nos processos de aprendizagem. Tanto os aspectos internos quanto externos devem ser ponderados considerando as diferentes condições culturais e sociais às quais os indivíduos estão submetidos.
abril 10, 2025ATIVIDADE 1 – EDU – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 51_2025
A aprendizagem humana é um fator que depende não apenas do desenvolvimento cognitivo mas também de um desenvolvimento global do indivíduo, o que leva em consideração também o desenvolvimento físico. Por isso, não se deve pensar na aprendizagem como algo que ocorre apenas no âmbito escolar, sendo possível pensar na aquisição de novos comportamentos e novas informações também em outros ambientes e contextos. Assim, pensar a aprendizagem é considerar que existam fatores intrínsecos e extrínsecos influenciando este processo, sendo que as condições internas podem ser definidas como aquelas características do ser humano que influenciam as possibilidades de aprendizagem e estão envolvidas nos processos referentes a ele próprio, já as condições externas implicam aspectos situados fora do indivíduo que influenciam as possibilidades e estão envolvidos nos processos de aprendizagem. Tanto os aspectos internos quanto externos devem ser ponderados considerando as diferentes condições culturais e sociais às quais os indivíduos estão submetidos.
CORRÊA, N. N. G.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M. Metacognição e as relações com o saber. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, p. 517-534, 2018.
Tendo como base o exposto, é preciso analisar corretamente o contexto de aprendizagem em que o aluno está envolvido para identificar quais fatores (internos e externos) estão influenciando este processo de construção do saber. Considerando os fatores internos/intrapessoais/genéticos e externos/situacionais/ambientais que influenciam o processo de aprendizagem, elabore um texto em que você::
1- Diferencie os fatores internos dos externos.
2- Exemplifique pelo menos três situações em que esses fatores afetam a aprendizagem do aluno.
Orientações:
– Elabore um texto de até 15 linhas, dissertativo argumentativo, que expresse seu posicionamento frente à questão levantada.
– Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
– Não realize cópias literais do livro. É necessário escrever com suas próprias palavras, pois cópia literal é considerada PLÁGIO.