a) Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo).

maio 19, 2025 0 Por Atividade MAPA

MAPA – LET – PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II – 52_2025

Texto 1

Disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ3ukU6v7UA4G_C4HZ4YsP3RucFI1O0jWuezA&s. Acesso em 14 de mar. de 2025.

 

Texto 2

Disponível em: https://media.licdn.com/dms/image/v2/D4D12AQEikcL0IsBX8g/article-cover_image-shrink_600_2000/article-cover_image-shrink_600_2000/0/1682372141571?e=2147483647&v=beta&t=S5ZvatYG2S_IEtMoLxymt1pIHd4MY1FAwlDsQINQ_sw. Acesso em 14 de mar. de 2025.

Como futuro(a) professor(a) de Língua Portuguesa, você poderá empregar em suas aulas diferentes metodologias de ensino-aprendizagem. Essas fazem referências às estratégias, às técnicas e aos recursos utilizados no ato de ensinar e aprender, priorizando sempre orientar o processo de aprendizagem, para que os objetivos educacionais sejam atingidos com êxito. Frente a essa situação, queremos que você elabore um texto descritivo, demonstrando como conduziria uma aula de leitura ou de produção de texto para seus futuros alunos da educação básica.

É fundamental lembrá-los(as) que as questões voltadas à leitura e à produção de texto devem se materializar no Componente Curricular da Língua Portuguesa, como está descrito na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Cabe destacar, também, que os textos 1 e 2 são motivadores. No primeiro, há uma metodologia tradicional em que o professor é o centro do processo de ensino, ou seja, e o detentor de todo o conhecimento. No segundo, tem-se a exposição de vários tipos de metodologias ativas que são empregadas em sala de aula.

Diante dessas informações, sua resposta deve conter:

  1. Um texto com no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas;
  2. Apresentar o tópico escolhido: um gênero textual específico, ou uma temática a ser estudada, ou um conteúdo delimitado pela BNCC;
  3. Apresentar uma metodologia para aplicar o conteúdo proposto;
  4. Apresentar um breve passo a passo (que atividades seriam feitas) de como se daria a sua aula de leitura e a sua aula de produção de texto sobre o conteúdo proposto.

 

Além disso, para uma boa execução da atividade:

  1. a) Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo).
  2. b) Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível no Material da Disciplina.
  3. c) A atividade deve ser apresentada no formulário padrão que está disponível na pasta Material da Disciplina, em formato Word.
  4. d) A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
  5. e) Atenção ao uso coeso e coerente na exposição das informações e no uso da língua portuguesa.
  6. f) Em caso de se basear em textos, livros, artigos ou websites, faça as devidas citações ao longo do texto e as devidas referências ao final do seu texto, conforme as normas da ABNT que estão no Mural de Avisos.

 

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.