a) Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo).
maio 19, 2025MAPA – LET – PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II – 52_2025
Texto 1
Disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ3ukU6v7UA4G_C4HZ4YsP3RucFI1O0jWuezA&s. Acesso em 14 de mar. de 2025.
Texto 2
Disponível em: https://media.licdn.com/dms/image/v2/D4D12AQEikcL0IsBX8g/article-cover_image-shrink_600_2000/article-cover_image-shrink_600_2000/0/1682372141571?e=2147483647&v=beta&t=S5ZvatYG2S_IEtMoLxymt1pIHd4MY1FAwlDsQINQ_sw. Acesso em 14 de mar. de 2025.
Como futuro(a) professor(a) de Língua Portuguesa, você poderá empregar em suas aulas diferentes metodologias de ensino-aprendizagem. Essas fazem referências às estratégias, às técnicas e aos recursos utilizados no ato de ensinar e aprender, priorizando sempre orientar o processo de aprendizagem, para que os objetivos educacionais sejam atingidos com êxito. Frente a essa situação, queremos que você elabore um texto descritivo, demonstrando como conduziria uma aula de leitura ou de produção de texto para seus futuros alunos da educação básica.
É fundamental lembrá-los(as) que as questões voltadas à leitura e à produção de texto devem se materializar no Componente Curricular da Língua Portuguesa, como está descrito na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Cabe destacar, também, que os textos 1 e 2 são motivadores. No primeiro, há uma metodologia tradicional em que o professor é o centro do processo de ensino, ou seja, e o detentor de todo o conhecimento. No segundo, tem-se a exposição de vários tipos de metodologias ativas que são empregadas em sala de aula.
Diante dessas informações, sua resposta deve conter:
- Um texto com no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas;
- Apresentar o tópico escolhido: um gênero textual específico, ou uma temática a ser estudada, ou um conteúdo delimitado pela BNCC;
- Apresentar uma metodologia para aplicar o conteúdo proposto;
- Apresentar um breve passo a passo (que atividades seriam feitas) de como se daria a sua aula de leitura e a sua aula de produção de texto sobre o conteúdo proposto.
Além disso, para uma boa execução da atividade:
- a) Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo).
- b) Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível no Material da Disciplina.
- c) A atividade deve ser apresentada no formulário padrão que está disponível na pasta Material da Disciplina, em formato Word.
- d) A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
- e) Atenção ao uso coeso e coerente na exposição das informações e no uso da língua portuguesa.
- f) Em caso de se basear em textos, livros, artigos ou websites, faça as devidas citações ao longo do texto e as devidas referências ao final do seu texto, conforme as normas da ABNT que estão no Mural de Avisos.