A evasão escolar no ensino médio público brasileiro é um desafio persistente, impactando o desenvolvimento econômico e social do país

abril 10, 2025 0 Por Atividade MAPA

MAPA – CENÁRIOS ECONÔMICOS – 51_2025

 

Olá, acadêmicos(as). A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem.

 

O objetivo desta atividade é fazer com que você se sinta imerso em uma análise acerca do Programa de incentivo financeiro educacional na modalidade de poupança destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público.

 

PROBLEMATIZAÇÃO:

 

A evasão escolar no ensino médio público brasileiro é um desafio persistente, impactando o desenvolvimento econômico e social do país. O programa Pé-de-Meia busca mitigar esse problema ao oferecer incentivos financeiros aos estudantes em situação de vulnerabilidade, promovendo a permanência escolar.

 

Diante desse contexto, questiona-se:

O programa Pé-de-Meia é uma política eficaz para reduzir a evasão escolar e promover mobilidade social?

Os incentivos financeiros são suficientes para gerar impactos econômicos e sociais significativos?

 

SIGNIFICAÇÃO:

 

O Pé-de-Meia visa democratizar o acesso à educação e reduzir desigualdades sociais, incentivando a conclusão do ensino médio por meio de pagamentos diretos aos alunos. Contudo, é necessário analisar se essa política de transferência de renda realmente cumpre seus objetivos e quais os efeitos econômicos diretos e indiretos para o país.

 

Os recursos aplicados nesse programa são sustentáveis a longo prazo? Como a formação de jovens impacta o crescimento econômico e a empregabilidade?

 

EXPERIMENTAÇÃO:

 

Você já parou para refletir sobre os impactos financeiros da evasão escolar para a sociedade? E sobre como o incentivo financeiro pode modificar o comportamento dos estudantes?

 

Pesquise dados sobre a evasão escolar no Brasil e compare com políticas similares adotadas em outros países. Analise os impactos desses programas no desenvolvimento econômico e social.

 

REFLEXÃO:

 

Vamos refletir?

 

A oferta de incentivo financeiro é suficiente para garantir a permanência escolar ou outros fatores também influenciam na evasão?

 

Como a qualificação da força de trabalho impacta o crescimento econômico e a redução das desigualdades?

 

O investimento no Pé-de-Meia gera retorno para o governo em termos de aumento da produtividade e arrecadação futura?

 

CONCEITUALIZAÇÃO:

 

Programas de transferência de renda para educação são estratégias amplamente utilizadas em políticas públicas. No Brasil, iniciativas como o Bolsa Família já demonstraram impactos positivos na frequência escolar. O Pé-de-Meia segue essa lógica, mas foca exclusivamente no ensino médio, fase crítica para a entrada no mercado de trabalho.

 

** Copie e cole o link no seu navegador e leia mais sobre o Programa pé de meia: https://www.gov.br/mec/pt-br/pe-de-meia

 

A alocação de recursos para incentivar a conclusão do ensino médio pode gerar efeitos macroeconômicos positivos, aumentando a empregabilidade e a renda dos beneficiários a longo prazo.

 

AÇÃO:

 

Agora é a sua vez! Acesse os materiais extras disponíveis no “Material da Disciplina” > Sobre evasão escolar e o impacto econômico da conclusão do ensino médio, e os relatórios do IBGE, MEC e organismos internacionais sobre políticas de incentivo educacional.

 

Com base nessas informações, desenvolva uma análise crítica sobre o programa Pé-de-Meia e sua viabilidade econômica e social.

 

AVALIAÇÃO:

 

Elabore um texto abordando os impactos do Programa Pé-de-Meia. Esse texto deve conter 3 tópicos e responder aos seguintes questionamentos:

 

Tópico (1): Análise CríticaO programa combate realmente a evasão escolar? Há outros fatores que precisam ser considerados?

Tópico (2): Impacto Econômico Como a qualificação da população pode influenciar o PIB, a empregabilidade e a redução da pobreza?

Tópico (3): Propostas de Melhoria – Como o programa poderia ser aprimorado para gerar melhores resultados econômicos e sociais?

Apresente uma ação que em sua visão geraria uma melhoria para o programa Pé-de-Meia.

 

Obs: Lembre-se de apresentar um texto de forma estruturada e com base em argumentos sólidos.

Orientações para realização da Atividade MAPA:

– Assista ao Vídeo de Orientações da atividade, gravado pela professora.

– Faça a leitura dos materiais extras e utilize outras fontes de pesquisa sobre o assunto.

– Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.

– Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu Professor Mediador pelo Studeo no Fale com o Mediador.

– A atividade será aceita somente pelo Studeo; atividades fora do prazo não serão aceitas.

– Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

– Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados ou cópia textual entre colegas), a atividade poderá ser zerada.

 

Bons estudos!

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades, garantindo autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.