A tecnologia como artefato técnico dissocia a tecnologia do ser humano. Ela é instrumento de transformação social e cultural de forma autônoma

outubro 2, 2025 0 Por Atividade MAPA

“A tecnologia como artefato técnico dissocia a tecnologia do ser humano. Ela é instrumento de transformação social e cultural de forma autônoma, a partir de uma concepção determinista. Nesse sentido, seu uso se dá de forma acrítica. “Essa concepção acaba por relacionar a educação também à neutralidade e à objetividade, desprezando tanto seus aspectos ideológicos quanto metodológicos” (Heinsfeld; Pischetola, 2019, p. 5). Já a tecnologia como artefato sociocultural considera o uso da técnica em suas relações com as ações e intencionalidades humanas, compreendendo a interação entre ambas. Assim, as tecnologias influenciam as transformações sociais e vice-versa. Nesse sentido, elas devem ser vistas como “produtos das necessidades culturais”” (Bannell et. al, 2016, p. 67).



TAPOROSKY, Barbara Cristina Hanauer. Organização Legislativa do Ensino Contemporâneo. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.



Características da Atividade:



Estrutura:

Contexto teórico: Baseado nas citações de Heinsfeld; Pischetola (2019) e Bannell et al. (2016)

Questão discursiva: Análise das duas concepções de tecnologia

Orientações claras: Extensão de 20-25 linhas, citações obrigatórias



Objetivos de Aprendizagem:

Compreensão conceitual: Diferenciação entre artefatos técnicos e socioculturais 

Análise crítica: Impactos de cada concepção, na prática educacional

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades. Então, dessa forma, garantimos autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.