ANÁLISE DO DISCURSO: SUJEITO, IDEOLOGIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS
outubro 1, 2025ANÁLISE DO DISCURSO: SUJEITO, IDEOLOGIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS
A Análise do Discurso (AD), especialmente na perspectiva francesa desenvolvida por Michel Pêcheux e difundida no Brasil por Eni Orlandi, entende que o sentido não é fixo nem está apenas no texto, mas se constrói nas condições concretas de produção e nas relações históricas, sociais e ideológicas.
O sujeito é concebido como histórico e ideologicamente constituído, atravessado por formações discursivas que definem o que pode dizer e como pode dizer. Nesse quadro, o discurso é visto como lugar de disputa de sentidos, em que a ideologia atua para naturalizar interpretações e silenciar outras.
Segundo Orlandi (2009), “o discurso é efeito de sentidos entre interlocutores situados histórica e ideologicamente”, o que implica que o texto não pode ser separado do contexto. Pêcheux (2009) reforça essa perspectiva ao afirmar que a ideologia “interpela os indivíduos em sujeitos”, determinando suas posições no discurso.
