Ao decretar o Estado Novo, Getúlio apresentou à população brasileira uma nova Constituição que tinha caráter autoritário e ditatorial,
novembro 14, 2025ATIVIDADE 1 – HIST – HISTÓRIA DO BRASIL: IMPÉRIO E REPÚBLICA – 54_2025
“Ao decretar o Estado Novo, Getúlio apresentou à população brasileira uma nova Constituição que tinha caráter autoritário e ditatorial, inspirada nas Constituições dos regimes ditatoriais em voga na Europa e que concedia ao presidente poderes ilimitados no comando do país. As instituições do Poder Legislativo foram dissolvidas e o estado de emergência foi declarado em todo o país por tempo indeterminado, o que significava a suspensão dos direitos civis e a possibilidade do presidente governar por meio de decretos-leis até que fossem realizados um Plebiscito para legitimar a nova Constituição e as novas eleições para a Assembleia Legislativa. O plebiscito e as eleições nunca aconteceram” (FAUSTO, 1995, p. 365).
Com base no texto e em seus conhecimentos, explique de que forma o Estado Novo (1937–1945) representou a consolidação de um regime autoritário no Brasil. Em sua resposta, destaque as principais medidas adotadas por Getúlio Vargas para concentrar o poder e controlar a sociedade.
