As organizações precisam elaborar Relatórios de Prestação de Contas aos Stakeholders que contenham informações econômicas
outubro 1, 2025As organizações precisam elaborar Relatórios de Prestação de Contas aos Stakeholders que contenham informações econômicas, sociais, de governança e ambientais. Além disso, as informações deste tipo são predominantemente voluntárias, dessa forma, torna-se restrito o número de organizações que divulgam Relatórios de Sustentabilidade.
Como estão inseridas na sociedade e a sua atuação impacta diretamente e indiretamente os stakeholders, torna-se oportuno (e relevante) que as organizações evidenciem o Relatório de Sustentabilidade demonstrando seus impactos sociais e ambientais.
O balanço social ou relatório de sustentabilidade tem por intuito descrever a realidade econômica, social e ambiental de uma entidade (empresa, governo ou ONGs). Assim, busca ser equitativo e expor uma informação que satisfaça a necessidade de quem dele precisa (TINOCO, 2010).
A partir de 2020, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) editou normas, orientações e comunicados técnicos para que as organizações elaborem informações socioambientais e os respectivos relatórios possam ser assegurados.
Fonte: CHATALOV, R. C. S.; MATOS, N. C. S.; AYRES, W. D. Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021. TINOCO, J. E. P. Balanço social e o relatório de sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2010.
Em 2023, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou o Relatório Integrado referente à atuação no exercício social de 2022. Nas Figuras 1, 2, 3, 4 e 5 constam alguns trechos deste Relatório:
