ATIVIDADE 1 – COMEX – IMERSÃO PROFISSIONAL: TECNOLOGIAS E NOVAS ABORDAGENS EM COMÉRCIO EXTERIOR – 54_2025
novembro 13, 2025ATIVIDADE 1 – COMEX – IMERSÃO PROFISSIONAL: TECNOLOGIAS E NOVAS ABORDAGENS EM COMÉRCIO EXTERIOR – 54_2025
O Brasil está em um momento de transformação no comércio exterior, com a implementação do Novo Processo de Importação (NPI). A partir de 1º de outubro de 2024, iniciou-se uma migração em fases, que substituirá o sistema tradicional de importações (Siscomex LI/DI) pelo Portal Único de Comércio Exterior, com destaque para a utilização da Declaração Única de Importação (DUIMP) e do módulo de Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos (LPCO). Essa mudança envolve um amplo ecossistema: importadores, agentes de carga, transportadores, terminais, Receita Federal, Secretaria de Comércio Exterior, órgãos anuentes e secretarias estaduais da Fazenda. O processo é apoiado pelo Serpro, empresa pública de tecnologia responsável pelo desenvolvimento e pela segurança dos sistemas que sustentam o comércio exterior brasileiro.
Além disso, novas tecnologias como blockchain, inteligência artificial e big data estão sendo incorporadas aos sistemas de comércio exterior, oferecendo maior rastreabilidade, previsibilidade e controle das operações internacionais.
