PORTFÓLIO – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: FÁBRICA DE SOFTWARE – 54_2025
PORTFÓLIO – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: FÁBRICA DE SOFTWARE – 54_2025 Olá, estudante! Chegou o momento de explorar…
Mapa UniCesumar
PORTFÓLIO – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: FÁBRICA DE SOFTWARE – 54_2025 Olá, estudante! Chegou o momento de explorar…
Padrão arquitetural: descreva “Model–View–Controller (MVC)” e o papel de cada componente no app. Fluxo de dados e eventos (sequência…
Durante o desenvolvimento, a equipe deverá medir e depurar o comportamento com Debugger, Emulador e Profiler para inspecionar fluxo, testar…
Uma instituição quer lançar um aplicativo Android simples para “Lista de Tarefas da Comunidade”, onde moradores criam tarefas (ex.: “mutirão…
ATIVIDADE 1 – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: FÁBRICA DE SOFTWARE – 54_2025 Olá, estudante! Chegou o momento de explorar…
Questão 2. Desenvolva um exemplo de código em Java que utilize try-catch-finally para capturar uma exceção de entrada inválida ao…
Questão 1. Explique, com suas próprias palavras, a importância do tratamento de exceções em Java e como ele contribui para…
Portanto, o tratamento de exceções não deve ser visto como um recurso opcional ou secundário dentro do desenvolvimento em Java,…
O desenvolvimento de sistemas envolve lidar com uma série de situações inesperadas que podem comprometer a execução normal de uma…
MAPA – PROGRAMAÇÃO AVANÇADA – 54_2025 O desenvolvimento de sistemas envolve lidar com uma série de situações inesperadas que…
ATIVIDADE 1 – PROGRAMAÇÃO AVANÇADA – 54_2025 A programação orientada a objetos (POO) surgiu como uma evolução natural das…
A programação orientada a objetos (POO) surgiu como uma evolução natural das técnicas de programação estruturada, buscando oferecer maior flexibilidade,…
ATIVIDADE 1 – PROGRAMAÇÃO AVANÇADA – 54_2025 A programação orientada a objetos (POO) surgiu como uma evolução natural das…
Questão 2 – Encapsulamento Modifique a classe Aluno para que os atributos sejam privados. Crie getters e setters para acessar…
Questão 1 – Classe e Objeto Crie uma classe Aluno com os atributos nome e matrícula. No método main, crie…
ENUNCIADO E CONTEXTO DA ATIVIDADE Você foi contratado como desenvolvedor para criar um sistema acadêmico para a Unicesumar, uma universidade…
MAPA – PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS – 54_2025 ENUNCIADO E CONTEXTO DA ATIVIDADE Você foi contratado como desenvolvedor para…
Enunciado Considerando o trecho do texto apresentado sobre programação orientada a objetos, explique como funciona o processo de compilação em…
Considere o seguinte texto: o compilador Java é a ferramenta responsável por transformar o código-fonte escrito em arquivos .java em…
ATIVIDADE 1 – PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS – 54_2025 Olá, estudante! Iniciaremos nossos trabalhos com alguns dos conceitos que…
Fase 2 – Estrutura Acadêmica (Associações e Relacionamentos) A universidade precisa gerenciar turmas que relacionam professores e alunos em cursos…
Fase 1 – Modelagem Inicial (Classes e Objetos) No seu primeiro sprint, a equipe de análise pede que você crie…
Projeto – Sistema de Gestão Educacional Você foi contratado pela EduConnect, uma startup de tecnologia educacional que fornece sistemas para…
PORTFÓLIO – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: APLICANDO ORIENTAÇÃO A OBJETOS – 54_2025 Projeto – Sistema de Gestão Educacional Você foi…
2) Qual seria a vantagem de implementar interfaces para funcionalidades como emissão de certificados ou geração de relatórios de desempenho.…
1) Como você aplicaria os princípios de Programação Orientada a Objetos (abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo) para modelar os diferentes…
Considere o seguinte texto: Você foi contratado para desenvolver uma plataforma corporativa de gestão educacional que conecta alunos, professores…
Olá, caro estudante, vamos iniciar nossos trabalhos com alguns dos conceitos que vimos em nossa disciplina para a realização desta…
ATIVIDADE 1 – ADSIS – IMERSÃO PROFISSIONAL: APLICANDO ORIENTAÇÃO A OBJETOS – 54_2025 Olá, caro estudante, vamos iniciar nossos trabalhos…
MAPA – CFEL – CULTURA, CONSUMO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA – 54_2025 Olá, estudante! Chegou o momento do nosso MAPA da…