Atividade Mapa

Atividade Mapa

Mapa UniCesumar

0
R$ 0,00
Menu
0
R$ 0,00
  • Home
  • Blog
  • Minha conta
  • Carrinho
  • Downloads

Elabore um texto argumentativo dissertativo, no qual, você discorra sobre a relação entre o desenvolvimento físico e o desenvolvimento psíquico/emocional levando em consideração o período de desenvolvimento em que a criança se encontra (9 anos de idade).

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

MAPA – EDU – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 51_2025   Ser professor de Educação Física no contexto escolar vai além…

Ser professor de Educação Física no contexto escolar vai além de trabalhar questões corporais e esportivas. Durante sua formação, o professor é motivado a buscar informações também sobre o desenvolvimento humano como um todo, tendo em vista a necessidade de lidar com crianças e adolescentes ao longo dos dias de trabalho. Por meio da prática esportiva é possível trabalhar temas diversos como o desenvolvimento físico, social, sexual, político, entre outros, o que nos remete à lógica mente-corpo como sendo elementos de um mesmo ser humano, um conjunto de fatores que precisam ser trabalhados harmonicamente. Muitos são os autores no campo da Psicologia que podem colaborar com o desenvolvimento da capacidade do professor de Educação Física em trabalhar também com aspectos emocionais de seus alunos. Por exemplo, Freud traz discussões importantes sobre o desenvolvimento da personalidade, e Wallon compreende que a motricidade como percepção do eu corporal, é fundamental para o desenvolvimento do eu psíquico. Assim, ao trabalhar os aspectos físicos (motores) o professor de Educação Física trabalha também os aspectos emocionais de seus alunos.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

MAPA – EDU – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 51_2025   Ser professor de Educação Física no contexto escolar vai além…

Tendo como base o exposto, é preciso analisar corretamente o contexto de aprendizagem em que o aluno está envolvido para identificar quais fatores (internos e externos) estão influenciando este processo de construção do saber. Considerando os fatores internos/intrapessoais/genéticos e externos/situacionais/ambientais que influenciam o processo de aprendizagem, elabore um texto em que você::

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – EDU – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 51_2025   A aprendizagem humana é um fator que depende não…

A aprendizagem humana é um fator que depende não apenas do desenvolvimento cognitivo mas também de um desenvolvimento global do indivíduo, o que leva em consideração também o desenvolvimento físico. Por isso, não se deve pensar na aprendizagem como algo que ocorre apenas no âmbito escolar, sendo possível pensar na aquisição de novos comportamentos e novas informações também em outros ambientes e contextos. Assim, pensar a aprendizagem é considerar que existam fatores intrínsecos e extrínsecos influenciando este processo, sendo que as condições internas podem ser definidas como aquelas características do ser humano que influenciam as possibilidades de aprendizagem e estão envolvidas nos processos referentes a ele próprio, já as condições externas implicam aspectos situados fora do indivíduo que influenciam as possibilidades e estão envolvidos nos processos de aprendizagem. Tanto os aspectos internos quanto externos devem ser ponderados considerando as diferentes condições culturais e sociais às quais os indivíduos estão submetidos.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – EDU – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 51_2025   A aprendizagem humana é um fator que depende não…

​2 – Quais são os métodos utilizados para avaliação da composição corporal? Cite e explique estes métodos.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – BEDU – NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA – 51_2025 A avaliação nutricional ou inquéritos alimentares são abordagens…

1 – Quais são os instrumentos utilizados para avaliação do consumo/comportamento alimentar? Cite e explique estes instrumentos.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – BEDU – NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA – 51_2025   A avaliação nutricional ou inquéritos alimentares são…

1 – Quais são os instrumentos utilizados para avaliação do consumo/comportamento alimentar? Cite e explique estes instrumentos.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – BEDU – NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA – 51_2025 A avaliação nutricional ou inquéritos alimentares são abordagens…

A avaliação nutricional ou inquéritos alimentares são abordagens utilizadas para diagnosticar o estado nutricional de um indivíduo.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – BEDU – NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA – 51_2025   A avaliação nutricional ou inquéritos alimentares são…

Compreender as diferentes manifestações da força muscular e saber como desenvolver cada uma delas é de fundamental importância para o profissional da educação física, uma vez que, é por meio do exercício físico resistido que as estimulamos. Nesse sentido, nesta atividade MAPA, suponha que você está estagiando em uma academia e o professor responsável pela elaboração dos treinos dos alunos da musculação lhe trouxe 2 perfis de alunos diferentes. Você deverá analisar esses perfis e responder perguntas sobre eles. Estes perfis e questões estão descritos no MODELO DE MAPA – MUSCULAÇÃO E EXERCÍCIOS RESISTIDOS.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

MAPA – BEDU – MUSCULAÇÃO E EXERCÍCIOS RESISTIDOS – 51_2025 Ao músculo estriado esquelético é atribuída a função de produzir…

Considerando os apontamentos do excerto apresentado, assim como os estudos da disciplina, primeiramente, cite e explique os três princípios básicos da progressão do treinamento de força: sobrecarga progressiva, especificidade e variação. Em seguida, relacione e descreva os quatro tipos de força muscular apresentados na disciplina, citando também um exemplo de teste para cada uma delas.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – BEDU – MUSCULAÇÃO E EXERCÍCIOS RESISTIDOS – 51_2025 Quando o profissional da educação física submete um indivíduo…

Quando o profissional da educação física submete um indivíduo a um programa de exercícios resistidos, isto é, exercícios com pesos, dependendo da organização das variáveis do treinamento, pode-se promover o aumento da força muscular, da potência muscular, da resistência de força ou, ainda, a hipertrofia dos músculos estimulados. Nesse contexto, torna-se fundamental que o profissional compreenda os conceitos relacionados aos princípios do treinamento, bem como as distintas formas de manifestação da força

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – BEDU – MUSCULAÇÃO E EXERCÍCIOS RESISTIDOS – 51_2025 Quando o profissional da educação física submete um indivíduo…

As lutas são uma expressão significativa da cultura corporal, integrando conhecimentos históricos, culturais e pedagógicos. Esses elementos promovem o desenvolvimento integral do ser humano, com destaque para a construção de valores como respeito, disciplina, autocontrole e trabalho em equipe. No ensino de Educação Física, o estudo das lutas vai além do desenvolvimento técnico, envolvendo também a formação de cidadãos conscientes e socialmente responsáveis.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

MAPA – LUTAS – 51_2025 As lutas são uma expressão significativa da cultura corporal, integrando conhecimentos históricos, culturais e pedagógicos.…

Com base nos conteúdos estudados na disciplina, identifique e descreva três elementos comuns presentes nas diferentes modalidades de lutas e artes marciais. Explique como cada um deles contribui para o desenvolvimento pessoal e social dos praticantes.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – LUTAS – 51_2025 As artes marciais e as lutas possuem uma longa trajetória na história da humanidade,…

As artes marciais e as lutas possuem uma longa trajetória na história da humanidade, sendo reconhecidas não apenas

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – LUTAS – 51_2025 As artes marciais e as lutas possuem uma longa trajetória na história da humanidade,…

a) Pesquise no livro didático e em outras fontes sobre a educação dos surdos. Além de consultar o livro didático, recomenda-se explorar outras fontes confiáveis, como artigos acadêmicos, documentos governamentais e organizações dedicadas aos direitos dos surdos. Produza um texto dissertativo (entre 10 e 15 linhas) sobre a vida e a história das pessoas surdas, destacando os principais aspectos e debates relacionados à educação dos surdos em nossa sociedade.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

MAPA – LIBRAS – 51_2025 A história da Educação dos surdos no Brasil e em todo o mundo é caracterizada…

O foco central da disciplina de Libras é a abordagem da inclusão dos surdos. Durante nossos estudos, destacamos a importância de considerar essa inclusão em múltiplos contextos sociais, incluindo educação, emprego, entretenimento, esportes e mais. Para enriquecer sua compreensão sobre esse tema, recomendamos que você assista ao vídeo e leia o artigo que selecionamos. Eles fornecerão informações valiosas para embasar sua reflexão sobre a inclusão dos surdos.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – LIBRAS – 51_2025   O foco central da disciplina de Libras é a abordagem da inclusão dos…

A partir dessas informações, nesta atividade MAPA, você deverá elaborar UMA Unidade de Treino ou Aula, conforme a estrutura citada acima descrita por Gonzáles et al. (2017), para uma modalidade esportiva à sua escolha, porém que tenha como característica ser um esporte de REDE/QUADRA (individual ou coletivo).

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

MAPA – INICIAÇÃO ESPORTIVA – 51_2025 A Unidade de Treino (UT) representa a sessão de treino ou aula prevista no…

A Unidade de Treino (UT) representa a sessão de treino ou aula prevista no microciclo. Sua elaboração é essencial para que o desenvolvimento das atividades

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

MAPA – INICIAÇÃO ESPORTIVA – 51_2025 A Unidade de Treino (UT) representa a sessão de treino ou aula prevista no…

A partir disso e das demais informações apresentadas no livro da disciplina, classifique as modalidades esportivas a seguir

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – INICIAÇÃO ESPORTIVA – 51_2025   De acordo com as informações apresentadas por Darido e Rangel (2011) e…

1. A iniciação esportiva, desde cedo, favorece a possibilidade de tornar indivíduos adultos que também pratiquem atividades físicas ou esportivas regularmente. Entretanto, a iniciação esportiva não deve obrigar a criança a chegar na prática esportiva de alto rendimento. É importante que as experiências motoras e as oferecidas na própria iniciação esportiva sejam positivas, muito bem planejadas, obedecendo princípios científicos. De acordo com Almeida (1996), a iniciação esportiva pode ser dividida em três estágios: iniciação desportiva, aperfeiçoamento desportivo e introdução ao treinamento.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

MAPA – BEDU – FUTSAL E FUTEBOL – 51_2025   Como futuro professor/profissional de Educação Física, você deve conhecer os…

Situação A: a atividade é realizada em um campo com 2 equipes, compostas por 11 jogadores (10 de linha + 1 goleiro).

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – BEDU – FUTSAL E FUTEBOL – 51_2025 Quando pensamos no processo de treinamento esportivo, podemos considerar 3…

Quando pensamos no processo de treinamento esportivo, podemos considerar 3 abordagens principais: Analítica, Situacional ou Global. O processo de treinamento analítico foca em tarefas isoladas e específicas, permitindo uma prática detalhada e controlada de habilidades técnicas. Já o treinamento situacional compreende ações dentro de contextos de jogo, simulando situações que os atletas encontrarão durante as competições e oferecendo um grau maior de complexidade. Por fim, o processo de treinamento global busca integrar as habilidades técnicas em cenários que imitam a realidade competitiva, algo que se torna mais fácil de desenvolver conforme o nível dos atletas aumenta, pois eles já possuem habilidades mais consolidadas, como os profissionais.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – BEDU – FUTSAL E FUTEBOL – 51_2025 Quando pensamos no processo de treinamento esportivo, podemos considerar 3…

O voleibol é caracterizado como um esporte coletivo e faz parte dos conteúdos que compõem a matriz curricular da Educação Física.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

MAPA – ESPORTES COLETIVOS: VOLEIBOL – 51_2025 O voleibol é caracterizado como um esporte coletivo e faz parte dos conteúdos…

O Voleibol é uma das modalidades mais conhecidas e praticadas no mundo todo. Entretanto, diferentemente da maioria dos jogos esportivos coletivos que conhecemos, o voleibol é um esporte de rede. Isso faz com que toda a dinâmica do jogo, das movimentações e das tomadas de decisão também sejam diferentes. Sendo assim, existem algumas metodologias de ensino que são especificas para essa modalidade e que facilitam o nosso trabalho enquanto professores(as) e técnicos(as). Durante a disciplina, você estudou sobre a metodologia de ensino proposta por Bojikian e Bojikian (2012).

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – ESPORTES COLETIVOS: VOLEIBOL – 51_2025 O Voleibol é uma das modalidades mais conhecidas e praticadas no mundo…

1. Conforme o texto, qual o conceito do termo “raciocínio pedagógico”, proposto por Shulman (2004 apud CRUZ e CASTRO, 2019)?

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – EDU – DIDÁTICA – 51_2025   Segundo Candau (2009 apud CRUZ e CASTRO, 2019), a disciplina de…

Considerando o artigo (disponível no ambiente da disciplina), intitulado “A didática e a formação do professor de Educação Física: uma análise a partir da avaliação de alunos concluintes” de Cruz e Castro (2019), responda as seguintes questões:

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – EDU – DIDÁTICA – 51_2025   Segundo Candau (2009 apud CRUZ e CASTRO, 2019), a disciplina de…

Segundo Candau (2009 apud CRUZ e CASTRO, 2019), a disciplina de Didática está passando por um processo de diversificação, caracterizado pela ampliação das possibilidades no contexto de seu ensino. Esse movimento ocorre em função da incorporação de novos elementos no campo, como as perspectivas multiculturais e interculturais, a diversidade de conhecimentos estruturantes e a crescente complexidade associada à docência. Contudo, Libâneo (2008 apud CRUZ e CASTRO, 2019) adota uma visão crítica desse momento, apontando para uma perda de foco no ensino de Didática, marcada pela secundarização do ato de “ensinar e aprender” (CRUZ e CASTRO, 2019)

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – EDU – DIDÁTICA – 51_2025   Segundo Candau (2009 apud CRUZ e CASTRO, 2019), a disciplina de…

​A partir do exposto acima e os estudos do livro referente a Teoria Walloniana, você deverá realizar uma observação de uma criança, que tenha entre 2 e 10 anos de idade (caso você não conheça nenhuma criança para realizar a observação, você pode supor a idade e descrever as características e demais informações solicitadas a partir disso) e elaborar um texto dissertativo de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas com as seguintes informações:

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

MAPA – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 51_2025 No que se refere ao desenvolvimento psicomotor na infância, temos as fases…

No que se refere ao desenvolvimento psicomotor na infância, temos as fases que compõem cada etapa dessa evolução. É importante salientar que o desenvolvimento psicomotor faz parte do desenvolvimento humano desde o nascimento da criança até os anos finais de vida. O desenvolvimento psicomotor requer habilidades a serem desenvolvidas, tanto pela família quanto pela escola. Tais habilidades precisam ser estimuladas em diferentes contextos desde o início do desenvolvimento.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

MAPA – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 51_2025 No que se refere ao desenvolvimento psicomotor na infância, temos as fases…

Em nossos estudos, aprendemos que os elementos da psicomotricidade são a lateralidade, o esquema corporal, as orientações espacial e temporal, a tonicidade e a coordenação motora, Oliveira (1997, p. 45) destaca que: “o corpo é uma forma de expressão da individualidade. A criança percebe-se e percebe as coisas que a cercam em função de seu próprio corpo. Isto significa que, conhecendo-o, terá maior habilidade para se diferenciar, para sentir diferenças”.

Por Atividade MAPA
abril 10, 2025 0

ATIVIDADE 1 – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 51_2025 Em nossos estudos, aprendemos que os elementos da psicomotricidade são a…

Paginação de posts

Anterior 1 … 84 85 86 87 Próximo

Atividade Mapa©. Todos os Direitos Reservados.

CNPJ: 57.836.896/0001-60