Com base nas discussões conduzidas ao longo da disciplina de Gestão da Qualidade
outubro 1, 2025Com base nas discussões conduzidas ao longo da disciplina de Gestão da Qualidade, este é o momento de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos sobre qualidade e as principais ferramentas utilizadas nas organizações. Nesse contexto, você, como futuro gestor, terá a chance de desenvolver componentes essenciais de um plano de projetos.
Primeira etapa
– Assistir às aulas conceituais referentes ao tema que estão disponíveis no seu ambiente virtual.
– Estudar o material disponível na disciplina.
– Assistir aos vídeos de apoio dos temas abordados nesta atividade:
– Gráfico de Pareto: https://www.youtube.com/watch?v=qKFGckZvEqs
– Diagrama de Ishikawa: https://www.youtube.com/watch?v=KlwsLSLC1J8
– 5W2H: https://www.youtube.com/watch?v=K66wtSuJakE
Segunda etapa
– Realize e envie a atividade solicitada.
Vamos lá?!
PRIMEIRA ETAPA: Leitura do texto de apoio.
O Total Quality Management (TQM), ou Gestão da Qualidade Total, é um modelo de gestão que surgiu com força a partir da segunda metade do século XX, consolidando-se como uma abordagem abrangente para o gerenciamento organizacional. Diferente de práticas pontuais de controle da qualidade, o TQM tem como princípio básico a integração da qualidade em todos os níveis da empresa, desde a alta gestão até os colaboradores operacionais, envolvendo também clientes, fornecedores e demais partes interessadas.
