Considerando essas informações, imagine que você trabalha em uma clínica de reprodução humana assistida e pelos seus conhecimentos de embriologia humana, você foi convidado para apresentar uma aula sobre esse assunto para os estudantes da universidade em que você se formou. Para isso, você recordou cada uma das definições e explicações que aprendeu durante a graduação, e, em seguida, organizou o conteúdo da aula e preparou sua apresentação.
abril 10, 2025MAPA – EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA – 51_2025
Estudante, seja bem-vindo à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Embriologia e Histologia.
Instruções iniciais:
Utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em “Material da Disciplina”. Siga todas as instruções constantes nesse modelo.
Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, que foi disponibilizado na “Sala do Café”.
CONTEXTUALIZAÇÃO
“O desenvolvimento humano é um processo contínuo, que se inicia quando um ovócito (óvulo) da mulher é fecundado pelo espermatozoide do homem. Divisão celular, migração celular, morte celular programada, diferenciação, crescimento e rearranjo celular transformam o ovócito fecundado, uma célula totipotente altamente especializada, em zigoto, e finalmente em um ser humano multicelular. […]
Literalmente, embriologia refere-se ao estudo dos embriões; no entanto, o termo geralmente significa desenvolvimento pré-natal do embrião e do feto. O desenvolvimento anatômico se refere às mudanças estruturais de uma pessoa desde a fecundação até a vida adulta; isso inclui embriologia, fetologia e desenvolvimento pós-natal. […]
Costuma-se dividir o desenvolvimento humano em períodos pré-natal (antes do nascimento) e pós-natal (após o nascimento). […] A análise da cronologia revela que a maioria das modificações visíveis ocorre entre a terceira e a oitava semana – o período embrionário. Durante o período fetal, a diferenciação e crescimento dos tecidos e órgãos ocorrem e a taxa de crescimento corpóreo aumenta.”
Fonte: MOORE, K; PERSAUD, T.V.N; TORCHIA, M. Embriologia clínica. São Paulo: Elsevier, 2016.
“A infertilidade tem se tornando cada vez mais comum, estando associada a fatores de saúde (como as alterações hormonais) e fatores sociais (como a gestação tardia). Além disso, casais homoafetivos, indivíduos interessados em reprodução independente e famílias com doenças pré-existentes contribuem com a crescente demanda por procedimentos de Reprodução Assistida em busca do planejamento familiar.
A Reprodução Assistida inclui todo processo reprodutivo ajudado pela medicina e que envolva a manipulação in vitro de óvulo, espermatozoides e embriões, com o propósito de estabelecer uma gravidez.
Pode ser feita a partir de fertilização in vitro ou inseminação artificial, aumentando as chances de gravidez de casais inférteis e totalizando mais de 5 milhões de nascimentos em todo o mundo. […]
Os tratamentos de reprodução humana são indicados tanto para casais com dificuldades de conseguir a gravidez (por causas de infertilidade feminina, masculina ou de ambas), assim como para mulheres ou homens sem parceiro sexual, uniões homoafetivas que desejam ter filhos e famílias com doenças preexistentes, além de criopreservação de gametas (congelamento de óvulos).”
Fonte: https://www.dasagenomica.com/blog/reproducao-assistida. Acesso em: 10 dez. 2024.
Considerando essas informações, imagine que você trabalha em uma clínica de reprodução humana assistida e pelos seus conhecimentos de embriologia humana, você foi convidado para apresentar uma aula sobre esse assunto para os estudantes da universidade em que você se formou. Para isso, você recordou cada uma das definições e explicações que aprendeu durante a graduação, e, em seguida, organizou o conteúdo da aula e preparou sua apresentação.
DESENVOLVENDO O TRABALHO
No final da aula, ao responder às perguntas, você precisa esclarecer as questões abaixo para que os estudantes tenham clareza do conteúdo:
- DEFINA gametogênese.
2. DESENHE o processo de espermatogênese e de oogênese. Não se esqueça de desenhar os processos completos a partir da espermatogônia e ovogônia (você deve fazer o desenho a própria mão, tirar uma foto e anexar no seu formulário de resposta).
3.Observe a imagem do oócito secundário humano representado a seguir e IDENTIFIQUE as estruturas apontadas pelos números 1 e 2, respectivamente:
- EXPLIQUE pelo menos 3 etapas do processo de fecundação.
- EXPLIQUE a função do acrossoma durante o processo de fecundação.
- DESENHE um espermatozoide, indicando as suas estruturas. (Você deve fazer o desenho a própria mão, tirar uma foto e anexar no seu formulário de resposta).
- CITE as estruturas que compõem o blastocisto.
- PONTUE os principais eventos que acontecem na segunda semana de desenvolvimento embrionário.
- Neste tópico, insira as referências, nas normas da ABNT, que foram utilizadas para elaborar o seu MAPA.
BOM TRABALHO!!!
ORIENTAÇÕES FINAIS
Sobre o arquivo a ser enviado
→ O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “MAPA” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Sugerimos enviar no formato PDF.
→ SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.
→ A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, faça tudo com cuidado, responda à demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.
Problemas frequentes a evitar:
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente, pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .PDF para evitar incompatibilidades.
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex.: MAPA_Embrio_MariaJose.pdf
Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela.
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.