Considere a situação hipotética a seguir: Você, futuro(a) pedagogo(a), foi convidado(a) a planejar uma atividade com sua turma de 5º ano do Ensino Fundamental, envolvendo memórias familiares e a história local
outubro 2, 2025Considere a situação hipotética a seguir:
Você, futuro(a) pedagogo(a), foi convidado(a) a planejar uma atividade com sua turma de 5º ano do Ensino Fundamental, envolvendo memórias familiares e a história local, com o objetivo de mostrar que a História não se limita apenas aos grandes acontecimentos oficiais, mas também é formada pelas vivências da comunidade.
Parte 1 – Produção Prática.
Realize uma entrevista com um membro da sua família ou comunidade (pode ser avô/avó, vizinho, líder comunitário, etc.) sobre um acontecimento importante da sua infância ou juventude (ex.: festas culturais, brincadeiras, migração, trabalho, escola, lutas sociais, tradições religiosas, etc.).
Registre o relato por escrito.
Elabore um painel ilustrado (manual – cartaz), que sintetize a memória narrada, usando fotos, recortes ou desenhos.
