CONTEXTUALIZAÇÃO: No Brasil, a regulação da saúde suplementar é uma atribuição da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
novembro 11, 2025CONTEXTUALIZAÇÃO:
No Brasil, a regulação da saúde suplementar é uma atribuição da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que define regras para garantir o equilíbrio entre os interesses dos beneficiários, operadoras e prestadores. As operadoras de planos de saúde são obrigadas a seguir normas de cobertura mínima, prazos máximos de atendimento, processos de reajuste, entre outros pontos regulatórios. Com frequência, os consumidores se deparam com negativas de cobertura, desconhecimento dos seus direitos e ausência de canais de comunicação eficazes.
De acordo com Tironi (2018), a transparência nas relações entre operadoras e beneficiários é um dos pilares para o bom funcionamento da saúde suplementar, sendo essencial a comunicação clara, acessível e educativa como estratégia para fortalecer a confiança e reduzir conflitos.
FONTE: TIRONI, N. M. Gestão de Planos de Saúde: aspectos regulatórios e operacionais. Maringá: Unicesumar, 2018.
ATIVIDADE:
Imagine que você foi contratado para atuar no setor de comunicação institucional de uma operadora de saúde de médio porte que deseja melhorar a relação com os beneficiários e demonstrar maior transparência no atendimento às normas da ANS. Para isso, a diretoria solicitou a você a elaboração de um plano informativo e educativo, que tenha como objetivo explicar, de forma clara e acessível, os principais direitos do beneficiário previstos na regulação da ANS.
