ESTUDO DE CASO Uma jovem atleta de 22 anos, corredora de provas curtas (100 m), procurou atendimento médico após apresentar fraqueza muscular súbita nos membros inferiores
outubro 12, 2025ESTUDO DE CASO
Uma jovem atleta de 22 anos, corredora de provas curtas (100 m), procurou atendimento médico após apresentar fraqueza muscular súbita nos membros inferiores, dificuldade para manter a postura ereta e leve dificuldade respiratória após uma prova. O quadro começou cerca de 36 horas após ela ter recebido uma aplicação de toxina botulínica (botox) no músculo Masseter, para tratamento de bruxismo. A paciente não relatou histórico de doenças neuromusculares prévias. Ao exame físico, observou-se diminuição do tônus muscular e reflexos tendinosos reduzidos.
Considerando as informações fornecidas e o conteúdo estudado sobre fisiologia muscular:
- EXPLIQUE como a toxina botulínica afeta a transmissão do impulso nervoso na junção neuromuscular e por que isso leva à fraqueza muscular.
2. A função das proteínas contráteis (actina, miosina, tropomiosina e troponina) se relaciona com o mecanismo de encurtamento do sarcômero. Considerando isso, EXPLIQUE por que, na ausência de acetilcolina, esse processo não é desencadeado.