ETAPA 2 Entendemos a importância que a Tomografia Computadorizada desempenha no diagnóstico de doenças, mas existem riscos associados ao método, como a grande diferença de dose que o paciente é submetido em comparação aos exames radiográficos simples,
outubro 14, 2025ETAPA 2
Entendemos a importância que a Tomografia Computadorizada desempenha no diagnóstico de doenças, mas existem riscos associados ao método, como a grande diferença de dose que o paciente é submetido em comparação aos exames radiográficos simples, sendo assim deve-se ter sempre a preocupação com a implementação do princípio da Justificativa para realização dos exames.
O Portal de notícias da APM – Associação Paulista de Medicina, divulgou a seguinte notícia no dia 15/04/2025: “Radiação de tomografias pode ser responsável por 5% de todos os casos de câncer por ano nos EUA, diz estudo”. (https://www.apm.org.br/radiacao-de-tomografias-pode-ser-responsavel-por-5-de-todos-os-casos-de-cancer-por-ano-nos-eua-diz-estudo/). Nessa notícia é apresentado um estudo da Universidade da Califórnia – UCFS, onde diz: “Segundo os cientistas responsáveis pelo trabalho, cerca de 103 mil casos de câncer são estimados como resultado dos 93 milhões de exames realizados apenas em 2023, nos EUA. O alto número de tomografias e às altas doses de radiação ionizante que os pacientes recebem durante esses exames seriam as principais razões para o alto número de casos da doença”.