Ferramentas digitais como PhET Colorado, Kahoot ou Mentimeter podem ser integradas, desde que tenham intencionalidade pedagógica.

outubro 2, 2025 0 Por Atividade MAPA

MAPA – MAT – TÓPICOS ESPECIAIS EM MATEMÁTICA – 54_2025

Na Educação Matemática contemporânea, não basta propor metodologias ativas como um modismo; é preciso intencionalidade pedagógica e fundamentação teórica. As práticas ativas, discutidas no capítulo 5 do material, colocam o estudante como protagonista da aprendizagem, favorecendo a construção de significados e a integração entre teoria e prática. Já a UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa), estudada no capítulo 3, orienta-se pela Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, propondo etapas que garantem a identificação do conhecimento prévio, a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora.

 

Nesta atividade, você deverá estruturar uma UEPS a partir de uma habilidade da BNCC – Matemática (Ensino Fundamental, Anos Finais), detalhando cada etapa do processo. Lembre-se de que a escolha da habilidade deve estar vinculada a um objeto de conhecimento e deve ser explorada em consonância com metodologias ativas.

 

Ferramentas digitais como PhET Colorado, Kahoot ou Mentimeter podem ser integradas, desde que tenham intencionalidade pedagógica.


​Orientações

 

  1. Selecione uma habilidade da BNCC de Matemática para os Anos Finais.

    2. Indique o objeto de conhecimento correspondente.

    3. Preencha a tabela abaixo, que estará disponível no Template do MAPA, detalhando todas as etapas da UEPS.

 

Etapas da UEPS Descrição da Proposta
Habilidade da BNCC (Copiar código e descrever a habilidade escolhida).
Objeto de Conhecimento (Indicar o objeto correspondente ao tema da habilidade).
Identificação do Conhecimento Prévio Como você pretende levantar os saberes iniciais dos alunos? (ex.: uso de questionário diagnóstico, debate, mapa conceitual, jogo rápido no Kahoot, simulação no PhET etc.).
Situação-Problema Introdutória Qual problema, desafio ou contexto você vai propor para iniciar a unidade de forma significativa?
Diferenciação Progressiva Quais atividades serão propostas para detalhar, ampliar e aprofundar os conceitos, partindo do mais geral para o mais específico?
Reconciliação Integradora Como você vai retomar e integrar os novos conhecimentos aos prévios, destacando conexões, semelhanças e diferenças?
Avaliação Contínua Como você vai coletar evidências de aprendizagem ao longo da unidade? (ex.: rubricas, autoavaliação, registros no Mentimeter, relatórios de experimentos, jogos no Wordwall etc.).
Recursos Tecnológicos e Metodologias Ativas Indique quais recursos e metodologias serão utilizados (ex.: ABP, projetos, rotação por estações, simulações digitais).
Produto Final / Evidência da Aprendizagem O que os alunos deverão entregar ou apresentar ao final da UEPS? (ex.: relatório, apresentação, jogo, mapa conceitual, protótipo, resolução de problema real etc.).

 



4 – Elabore a descrição final em texto corrido (20 a 30 linhas), apresentando de forma coesa sua proposta de ensino.


Bons estudos!

 

Em caso de dúvidas, escaneie o QR Code acima e entre em contato conosco que iremos te auxiliar!

Fazemos esse trabalho por um preço justo! | Entre em contato pelo WhatsApp (44) 99162-8928

Nossa equipe multidisciplinar é altamente capacitada para oferecer assessoria na elaboração das mais variadas atividades. Então, dessa forma, garantimos autenticidade e originalidade em todos os trabalhos.