MAPA – CBIO – FISIOLOGIA VEGETAL – 54_2025
novembro 12, 2025MAPA – CBIO – FISIOLOGIA VEGETAL – 54_2025
Estudante,
O estresse hídrico afeta significativamente a fisiologia das plantas, levando a uma série de respostas adaptativas para minimizar os danos e garantir a sobrevivência. As plantas desenvolveram diversas estratégias para lidar com a falta de água, incluindo fechamento estomático, ajuste osmótico, produção de proteínas de defesa e ativação de sistemas antioxidantes. Além disso, estratégias como a redução do tamanho das folhas, o aumento da espessura da cutícula e a produção de ceras também auxiliam na diminuição da perda de água por transpiração (HAGHPANAH et al., 2024).
Vamos imaginar uma situação em que um biólogo foi contratado por um viveiro de mudas. Durante o período de estiagem, muitos clientes relatam que as mudas de hortaliças estão murchando rapidamente. Sua tarefa é simular, em ambiente controlado, os efeitos do déficit hídrico e apresentar orientações técnicas ao viveiro.
Nesse sentido, a proposta desta atividade MAPA é que você se coloque no papel de um biólogo atuante em um viveiro de mudas, com o desafio de elaborar um relatório técnico com orientações para o produtor.
Você deverá criar um relatório em Word, conforme o arquivo de Formulário Padrão para Responder o MAPA, seguindo as etapas abaixo:
