MAPA – EESP – AFETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL – 54_2025

novembro 13, 2025 0 Por Atividade MAPA

MAPA – EESP – AFETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL – 54_2025

O papel do educador que visa atuar de forma inclusiva é muito mais amplo do que adaptar atividades ou controlar crises dos discentes aos quais são responsáveis. Sua prática profissional envolve desde o conhecimento das políticas estabelecidas, os direitos até então conquistados, bem como desenvolver práticas pedagógicas que efetivem, nos diferentes contextos sociais, a inclusão de sujeitos deficientes.

 

A escola é um campo privilegiado para a implementação de práticas inclusivas, pois a partir da obrigatoriedade da escolarização, principalmente, se constitui como espaço de socialização e estimulação longitudinal de grande impacto em todos os aspectos da vida dos sujeitos (Estanislau; Bressan, 2014).

 

Conforme apontado por Lopes e Leyser (2025), transpor a concepção de desenvolvimento pautada na lógica do desempenho acadêmico em detrimento da prevenção da inabilidade emocional se constitui como um obstáculo significativo para a experiência de uma educação efetivamente inclusiva.

 

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